Topo

Corrida no Ar

É melhor correr na esteira ou no asfalto? Veja minha experiência

Sérgio Rocha

04/06/2019 04h00

Crédito: iStock

Apesar de eu ter começado a correr na esteira, hoje em dia pago para não correr em uma. Eu diria que pra mim é a mesma relação entre quem anda bastante de bicicleta nas ruas e trilhas e uma bicicleta ergométrica, que não sai do lugar.

Apesar de eu achar extremamente monótono correr em uma esteira admito que ela pode ser uma grande aliada para dias de clima meio que extremo, como muita chuva ou dias muito quentes. Eu invejo de verdade as pessoas que treinam com frequência nelas. Eu simplesmente não consigo. Acho que talvez o maior ponto positivo desse equipamento seja o controle mais rígido das variáveis, como a velocidade e o terreno em que você corre, mas saiba que o esforço que você faz na esteira não é exatamente o mesmo que você faz na rua, pois grande parte do impacto é atenuado por ela.

Eu acho que correr rua, seja na calçada ou mesmo em parques é muito mais libertador porque tem a mudança constante do visual e do vento batendo na cara. Fora que a diferença do estímulo na musculatura é muito maior. Eu lembro até hoje da primeira vez em que corri na rua depois de já estar fazendo isso na esteira por mais ou menos dois meses. Fiquei todo dolorido no dia seguinte. Foi aí que saquei que os melhores resultados viriam se saísse da academia para dar as minhas corridinhas. Quando a gente corre fora da academia, somos meio que obrigados a conhecer caminhos novos ou frequentar parques em que normalmente não iríamos e eu acho esse um dos grandes baratos da corrida.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar