Topo

Corrida no Ar

Como lavar seu tênis de corrida

Sérgio Rocha

16/04/2019 04h00

Crédito: iStock

Lavar, lavar mesmo, nunca deveríamos. Eu mesmo nem lavo ou limpo muito os meus tênis de corrida. Acho que eu gosto de deixar os tênis com as marcas do tempo, sabe?

Bom, mas e quando o tênis está sujo mesmo ou se você quer simplesmente deixar os seus tênis de corrida como novos?

Primeiro o que você não deve nunca fazer: botar os tênis na máquina de lavar roupa. Isso pode danificar seriamente o cabedal, deformar mesmo o calçado, e ele pode nunca mais ficar legal no seu pé. Não faça isso, ok?

Então, o que fazer?

Primeira coisa: retire as palmilhas e o cadarço. Molhe levemente os tênis em um tanque ou local semelhante e passe um pouco de sabão líquido ou em pó. Use uma escova de dente com cerdas macias para escovar todas as partes do calçado, tendo cuidado especial nas partes mais delicadas. Depois disso, basta enxaguar e retirar o excesso do sabão ou lava-roupas.

Faça o mesmo procedimento com as palmilhas e o cardaço.

O tênis deve ser colocado para secar na sombra e para ajudar a tirar o excesso de água, amasse pedaços de jornal ou papel toalha e forre a parte interna do tênis.

Assim que tudo secar, basta colocar a palmilha, os cadarços e desfilar com seu tênis no estilo lavou, tá novo.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar