Corrida no Ar http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva. Tue, 04 Jun 2019 07:00:38 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 É melhor correr na esteira ou no asfalto? Veja minha experiência http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/06/04/e-melhor-correr-na-esteira-ou-no-asfalto-veja-minha-experiencia/ http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/06/04/e-melhor-correr-na-esteira-ou-no-asfalto-veja-minha-experiencia/#respond Tue, 04 Jun 2019 07:00:38 +0000 http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/?p=626

Crédito: iStock

Apesar de eu ter começado a correr na esteira, hoje em dia pago para não correr em uma. Eu diria que pra mim é a mesma relação entre quem anda bastante de bicicleta nas ruas e trilhas e uma bicicleta ergométrica, que não sai do lugar.

Apesar de eu achar extremamente monótono correr em uma esteira admito que ela pode ser uma grande aliada para dias de clima meio que extremo, como muita chuva ou dias muito quentes. Eu invejo de verdade as pessoas que treinam com frequência nelas. Eu simplesmente não consigo. Acho que talvez o maior ponto positivo desse equipamento seja o controle mais rígido das variáveis, como a velocidade e o terreno em que você corre, mas saiba que o esforço que você faz na esteira não é exatamente o mesmo que você faz na rua, pois grande parte do impacto é atenuado por ela.

Eu acho que correr rua, seja na calçada ou mesmo em parques é muito mais libertador porque tem a mudança constante do visual e do vento batendo na cara. Fora que a diferença do estímulo na musculatura é muito maior. Eu lembro até hoje da primeira vez em que corri na rua depois de já estar fazendo isso na esteira por mais ou menos dois meses. Fiquei todo dolorido no dia seguinte. Foi aí que saquei que os melhores resultados viriam se saísse da academia para dar as minhas corridinhas. Quando a gente corre fora da academia, somos meio que obrigados a conhecer caminhos novos ou frequentar parques em que normalmente não iríamos e eu acho esse um dos grandes baratos da corrida.

]]>
0
De quantos tênis um corredor precisa? http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/05/21/de-quantos-tenis-um-corredor-precisa/ http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/05/21/de-quantos-tenis-um-corredor-precisa/#respond Tue, 21 May 2019 07:00:52 +0000 http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/?p=620

Crédito: iStock

Quando eu comecei a correr sempre me falavam que nós deveríamos ter ao menos dois pares de tênis para evitar o efeito “memória” da espuma responsável pelo amortecimento.

Você tinha que deixar o tênis “descansar” por ao menos 24 horas antes de usá-lo novamente. Não sei se realmente isso é verdade, mas tenho certeza que as marcas já solucionaram esse problema, se é que ele existia, com compostos de EVA mais modernos. O TPU, popularizado pela Adidas, o Boost por exemplo, dizem que dura mais de mil quilômetros entregando a mesma sensação de amortecimento que tinha nos primeiros treinos.

Seja isso 100% verdade ou não, na minha opinião sempre devemos ter ao menos dois pares de tênis pelo motivo mais óbvio do mundo. Se alternamos o uso deles, a vida de cada um dos modelos será maior. Se um tênis usado diariamente dura 6 meses, alternado com outro modelo, você consegue usá-lo por um ano, certo?

Tem gente que vai além: tem um par para cada tipo de treino, um para rodagens, outro para treinos rápidos e ainda um para usar somente nas competições. Ter um arsenal desses pode até ser positivo, mas não é todo mundo que tem condições de bancar essa guerra.

Quantos você tem?

]]>
0
Como lavar seu tênis de corrida http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/04/16/como-lavar-seu-tenis-de-corrida/ http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/04/16/como-lavar-seu-tenis-de-corrida/#respond Tue, 16 Apr 2019 07:00:45 +0000 http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/?p=610

Crédito: iStock

Lavar, lavar mesmo, nunca deveríamos. Eu mesmo nem lavo ou limpo muito os meus tênis de corrida. Acho que eu gosto de deixar os tênis com as marcas do tempo, sabe?

Bom, mas e quando o tênis está sujo mesmo ou se você quer simplesmente deixar os seus tênis de corrida como novos?

Primeiro o que você não deve nunca fazer: botar os tênis na máquina de lavar roupa. Isso pode danificar seriamente o cabedal, deformar mesmo o calçado, e ele pode nunca mais ficar legal no seu pé. Não faça isso, ok?

Então, o que fazer?

Primeira coisa: retire as palmilhas e o cadarço. Molhe levemente os tênis em um tanque ou local semelhante e passe um pouco de sabão líquido ou em pó. Use uma escova de dente com cerdas macias para escovar todas as partes do calçado, tendo cuidado especial nas partes mais delicadas. Depois disso, basta enxaguar e retirar o excesso do sabão ou lava-roupas.

Faça o mesmo procedimento com as palmilhas e o cardaço.

O tênis deve ser colocado para secar na sombra e para ajudar a tirar o excesso de água, amasse pedaços de jornal ou papel toalha e forre a parte interna do tênis.

Assim que tudo secar, basta colocar a palmilha, os cadarços e desfilar com seu tênis no estilo lavou, tá novo.

]]>
0
Entenda por que você não deve usar amaciante ao lavar roupas esportivas http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/03/26/entenda-por-que-voce-nao-deve-usar-amaciante-ao-lavar-roupas-esportivas/ http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/03/26/entenda-por-que-voce-nao-deve-usar-amaciante-ao-lavar-roupas-esportivas/#respond Tue, 26 Mar 2019 07:00:41 +0000 http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/?p=598

Crédito: iStock

Desde que eu me conheço por gente nesse mundo da corrida aprendi uma coisa muito importante: nunca devemos usar amaciantes em roupas esportivas.

Mas por quê?

As roupas esportivas são feitas com tecidos especiais, com tramas sofisticadas e muitos fios que têm até prata para evitar mau cheiro. Tudo isso visa fazer com que os tecidos facilitem a “expulsão” do calor gerado pelo exercício físico. Ou seja, facilitar a transpiração da gente.

E é por isso que devemos sempre correr com camisetas de poliamida ou poliéster, pois elas têm essa propriedade — a de facilitar a transpiração, ou seja, a camiseta fica molhada pois o suor a atravessa e evapora. É também por essa razão que esse tipo de camiseta seca rapidamente.

Agora há uma coisa muito importante: se você observar as instruções de qualquer etiqueta de roupas feitas com tecidos especiais, vai ver em todas elas que os fabricantes sempre falam para você não usar amaciante na hora da lavagem.

Por que isso?

Porque a principal funções do amaciante é exatamente de “tratar” as tramas dos tecidos. Resumidamente, o amaciante “abre” a trama e depois a fecha. Isso é sensacional quando estamos falando de algodão, em que isso é extremamente necessário, até porque facilita demais a hora que temos de passar as roupas.

No entanto, quando falamos de tecidos como poliamida, abrir e fechar a trama é um “crime”, pois o tecido pode perder essas propriedade de facilitar a transpiração, além de alterar o pH da roupa e fazer que sua vida útil seja reduzida.

Não é por acaso que os fabricantes alertam para que você nunca use amaciantes nesse tipo de roupa.

Esses dias, no supermercado, fui surpreso ao ver uma embalagem de amaciante, um bem famoso, com os dizeres “Sport” abaixo do logotipo.

Peguei e tentei ler na embalagem algo que diria pra mim que aquele amaciante não prejudicaria as tramas dos tecidos esportivos e que também não altera o pH.

Não tinha.

A única coisa escrita no verso era que aquele amaciante é “Seguro para roupas esportivas”.

Questionei a marca no Twitter, já que é impossível encontrar qualquer contato com a assessoria de imprensa da marca.

Ao meu questionamento, responderam que além de tratar as fibras (opa…), “ele traz o bloqueador contra maus odores, deixando suas roupas mais perfumadas mesmo após aquela corrida! Tenha um lindo dia! :)”.

Portanto, o tal amaciante “Sport” é um amaciante com outro qualquer. A única diferença é ter uma propriedade “antifedor” e um perfume especial, pois ele continuará pondo em risco a qualidade do tecido das suas roupas esportivas e diminuindo a vida útil delas.

Eu, se fosse você, obedeceria a etiqueta das roupas. Se o fabricante fala para não usar, é porque tem algum motivo, você não acha?

Boas corridas!

]]>
0
Você pagaria R$ 1.400 em um tênis? http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/03/12/voce-pagaria-r-1-400-em-um-tenis/ http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/03/12/voce-pagaria-r-1-400-em-um-tenis/#respond Tue, 12 Mar 2019 07:00:01 +0000 http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/?p=587

Crédito: iStock

 

Mais uma fornada do VaporFly 4% Flyknit da Nike chegou no mercado no final do mês passado e o tênis se esgotou em minutos.
 
Esse é um tênis muito desejado. 
 
A começar por ter sido usando no project “Breaking2” em que o Eliud Kipchoge ficou próximo de baixar de 2 horas na maratona e por ser um tênis que está no pé dos vencedores de praticamente todas as maratonas importantes nos últimos dois anos. 
 
Só no ano passado, vimos o recorde mundial da meia, maratona e quase dos 10 km e no pé do pessoal, o tal VaporFly 4%.
 
Teve até casos de atletas patrocinados por outras marcas usando o VaporFly e camuflando o tênis.
 
E entre os amadores? Rolou uma excelente reportagem do New York Times (leia aqui) que analisou profundamente dados do Strava (uma  rede social que reúne milhares de ciclistas e corredores que compartilham seus treinos lá) e constatou que muitos atletas amadores melhoraram seus tempos em maratona usando VaporFly.
 
Muito dessa “melhora” deve-se ao fato do tênis possuir uma placa de fibra de carbono por toda a sua extensão que faz com que o tênis tenha uma propulsão maior e acaba fazendo com que o atleta gaste menos energia para correr – que seriam os tais 4% de economia.
 
Ao mesmo tempo que o tênis tem essa propulsão, ele não é um tênis baixo, como tipicamente os tênis de competição são e é por isso que a 
Nike conseguiu fazer na corrida algo que é muito comum em outros esportes – fazer com que os atletas amadores queiram usar o mesmo tênis que o atleta profissional usa. O tênis do Michel Jordan, a chuteira do Messi, o VaporFly do Kipchoge (recordista mundial da maratona).
 
Eu não testei esse tênis – a Nike não mandou pra mim nem a primeira versão, então eu não tenho opinião formada sobre a performance dele, mas falei com alguns atletas e treinadores e a coisa é meio que unânime – as pessoas dizem o tênis realmente te empurra pra frente, que é mais fácil correr com ele e a sensação de fadiga é menor do final das provas, mesmo você correndo mais rápido do que você faz normalmente.
 
Agora dois pontos importantes destacados pelos treinadores – os atletas que correm com esse tênis são aqueles que correm de 4:30 min/km pra baixo nos 10 km, cara que faz meia maratona pra baixo de 1h40, maratona de 3h30 pra baixo – ou seja, atletas amadores rápidos.
 
Outra coisa é o lance que o próprio Eliud Kipchoge diz – o tênis ajuda, mas você ainda tem que correr rápido, ou seja, você tem que treinar regulamente – nenhum tênis faz milagre
 
O desgaste do tênis é reconhecidamente rápido, então é um modelo que você deverá guardar para usar apenas em competições.
 
Agora o ponto complicador nesse história toda é o valor do tênis aqui no Brasil – R$ 1400.  
 
Esse é o valor que você tem que pagar para ter o benefício desse tênis. 
 
Você está disposto a isso?
 
Quem comprou e usa disse que vale cada centavo e que compraria de novo.
 
Mas o problema aí é simplesmente que nem todo mundo pode ou está disposto a pagar R$ 1400 em um tênis de corrida.
 
Nos EUA, ele custa US$ 250, o que daria por volta de R$ 1 mil com IOF, então os R$ 400 a mais é o tal custo-brasil – impostos, carga tributária, etc
 
O último tênis da Nike em que fiz review no canal que tenho no YouTube, o Corrida no Ar, foi o Epic React e já foi dolorido pagar R$ 699 nele. 
 
Pra mim é totalmente fora de cogitação pagar R$ 1.400 em um tênis de corrida – mesmo que ele pudesse me ajudar a correr mais rápido ou bater meu recorde pessoal em alguma prova.
Você pagaria?

 

]]>
0
Posso usar tênis novo na prova? Veja 8 erros comuns na maratona http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/02/26/posso-usar-tenis-novo-na-prova-veja-8-erros-comuns-na-maratona/ http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/02/26/posso-usar-tenis-novo-na-prova-veja-8-erros-comuns-na-maratona/#respond Tue, 26 Feb 2019 07:00:52 +0000 http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/?p=578

Crédito: iStock

Correr uma maratona só é “fácil” se você treina adequadamente. Mas é importante se atentar para não cometer erros comuns que podem atrapalhar a sua prova

  1. Tomar líquidos demais no dia anterior. Sim, eu sei, existe uma paranoia de ficar hidratado para a maratona e muita gente acaba exagerando na quantidade de líquidos que bebe no dia anterior aos 42 km. Qual é a consequência imediata disso? Você vai ter que dar vazão a esse excesso durante a prova uma, duas vezes, e isso pode comprometer o seu rendimento. Lembre-se de repetir o ritual dos dias anteriores ao seus treinos longos que a chance de sucesso é quase de 100% (claro, se seus treinos longos deram certo)
  2. Largar mais rápido do que o ritmo pretendido. Tente sempre observar o ritmo proposto por você mesmo ou seu treinador. Sair mais rápido que deveria em geral tem um custo muito grande na parte final da prova, ou seja, a chance de você quebrar na prova aumenta exponencialmente.
  3. Usar coisas novas no dia da prova. Até corredores experientes cometem esse erro – pode ser uma marca nova de gel, tênis novo, roupa nova. Essa é uma das coisas mais importantes na maratona – treino serve pr você treinar e simular o que irá fazer e usar. Experimentar coisas novas pode ser um desastre – o gel novo pode não cair bem, o tênis novo pode te dar bolha, e assim por diante. Portanto, recomendo que não corra esse risco.
  4. Achar que a prova tá fácil e aumentar o ritmo antes de chegar nos 30 km. Tem uma máxima que diz que se você está correndo uma maratona e está se sentindo bem, pode esperar que isso não vai durar muito. Acredite no seu treinamento e não tente fazer um ritmo acima do que estava esperando. A Maratona costuma ser cruel com quem tem esse tipo de iniciativa. Respeite a distância que vc você está correndo! Muitos dizem que a maratona começa a partir do km 30.
  5. Esquecer de passar vaselina ou equivalente para se proteger de assaduras. Quando corremos longas distâncias, algumas partes do corpo ficam encostando em outras e gerando atrito, que pode gerar assaduras, por exemplo, na virilha, embaixo dos braços ou até mesmo o contato dos mamilos com a camiseta – varia de pessoa pra pessoa. O ideal é passar vaselina nessas regiões, pois se você esquece disso, sua prova pode ficar mais difícil e dolorida. O seu banho então…
  6. Achar que está correndo sozinho. Existe a síndrome do corredor dono do mundo. Você não é a única pessoa correndo a prova. Procure sempre olhar para os lados e para trás quando chegar a um posto de abastecimento para não atrapalhar outros corredores. Pegue a água ou isotônico e volte para o centro da via – quando for descartar o copo ou garrafa, observe também para não jogar na cabeça de um ou uma colega corredora – aproveitando isso, lembre sempre de ficar atento no chão nos postos de água, frutas ou isotônicos – muitas vezes o chão fica escorregadio, ou você  pode pisar em algo e sua prova pode acabar por alí mesmo.
  7. Esquecer de usar protetor solar. Meu amigo e minha amigo, nós moramos em um país tropical. Mesmo largando cedo, muitas vezes você passará algumas horas correndo com sol na cabeça, então, não esqueça de se proteger para não virar um camarão depois. Ah, sem contar que sabemos que mesmo com o tempo nublado, tem o famoso mormaço, que também queima. O fato é que você  vai passar horas correndo. Seja sempre precavido!
  8. Confiar cegamente no ritmo do GPS. O ideal é que você corra em um ritmo que fique entre 4 a 5 segundos abaixo para conseguir o tempo pretendido – explico: primeiro, GPS não é 100% preciso. Ele tem uma margem de erro pequena, mas que vai se acumulando. Segundo, você nunca vai conseguir fazer todas as tangências perfeitas na prova. Então, se quer fazer, por exemplo, uma média 5:40 min/km, tente permanecer em um ritmo entre 5:36-5:35 min/km, pq aí você irá compensar a margem de erro do GPS e conseguirá o tempo que realmente quer na prova.
]]>
0
A corrida é democrática: você pode competir ao lado do recordista mundial http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/02/05/a-corrida-e-democratica-voce-pode-competir-ao-lado-do-recordista-mundial/ http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/02/05/a-corrida-e-democratica-voce-pode-competir-ao-lado-do-recordista-mundial/#respond Tue, 05 Feb 2019 06:00:12 +0000 http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/?p=569

Crédito: iStock

Eu admito que se você quiser, correr é caro. Tem tênis de corrida que custa na faixa de R$ 1.000. Tem provas que tem inscrições na faixa de R$ 200.
Suplementos que custam os olhos da cara. Fones de ouvido sem fio que custam uma fortuna. Relógios com GPS na faixa de R$ 1500. Roupas super tecnológicas com valores astronômicos. Assessorias esportivas, fisioterapia preventiva etc.

Se você somar tudo, gasta uma tremenda grana.Daí vem a questão. A corrida é democrática? Por que tanta gente fala isso? É porque a corrida é realmente um esporte simples. Você não precisa de parceiros. Não precisa alugar quadra. Não precisa comprar bola, raquete, capacete. Você só precisa de um par de tênis minimamente adequado para sair correndo por ai.

Se você quer começar a correr pode usar até camiseta de time de futebol e bermuda de surf. Até o tênis é opcional –tem gente que corre de chinelo, outros correm até de Crocs (não é o meu caso). E essa é a democracia da corrida. Qualquer um pode correr. Gordo, magro, feio, bonito, rico, pobre. E você pode correr do jeito que você quiser.

Aliás, a corrida pode ser do jeito que você quiser –pode ser supercomprometida com resultados ou não ter compromisso nenhum. você pode correr rápido ou correr devagar. É você que decide isso. Não quer correr uma prova? Não corra. Quer correr uma maratona? Corra. Quer correr sério, treinando com dedicação?

Você faz se você quiser. A democracia da corrida está em outras coisas que poucos notam. Na largada de uma prova de 10 km você vê tudo quanto é tipo de gente. Tem o patrão e o funcionário. Tem a engenheira e o eletricista. Tem a doutoranda em comercio exterior e tem quem sequer completou o ensino médio.

A corrida não faz ninguém melhor do que ninguém. Tirando os verdadeiros competidores, os atletas de elite que disputam a vitória, a conquista de um corredor amador é bater seu recorde pessoal ou simplesmente fazer o seu melhor.

Aliás, quer mais um exemplo de democracia? Você pode ser apaixonado por tênis e jogar a vida toda, acompanhar todos os eventos, mas você, como tenista amador, jamais vai disputar Roland Garros. Você pode jogar futebol a vida toda, ter o seu time de coração, acompanhar todos os campeonatos, mas você jamais vai jogar em um Fla-Flu no Maracanã. Já na corrida, isso é diferente. Você pode estar alinhado para correr a Maratona de Berlim como atleta amador, assim como os atletas de elite e ao final ter participado da mesma prova em que um desses atletas bateu o recorde mundial da distância. Isso é uma coisa que só a corrida pode te proporcionar.

Quer esporte mais democrático que esse?

]]>
0
Sem motivação para correr? Que tal definir algumas metas no esporte? http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/01/29/sem-motivacao-para-correr-que-tal-definir-algumas-metas-no-esporte/ http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/01/29/sem-motivacao-para-correr-que-tal-definir-algumas-metas-no-esporte/#respond Tue, 29 Jan 2019 06:00:16 +0000 http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/?p=563

Crédito: iStock

Umas das melhores forma de você não perder a motivação para continuar correndo é estabelecer metas.

É claro que há várias outras formas de se motivar, mas você ter uma prova como meta é um grande fator para ajudar você a levantar da cama e ir treinar.

Eu pelo menos funciono muito assim. Fica muito mais fácil treinar se eu tenho uma prova daqui 2 ou 3 meses do que se não tenho nada planejado.

E tem também aquele compromisso que você acertou com o treinador(a), né? Ele(a) montou a sua planilha, verifica se você está fazendo tudo certinho. Fica até feio você “dar balão” nos treinos, não é mesmo?

Eu tinha a meta de correr a Maratona de Porto Alegre em junho. Essa é a prova que que sempre digo que é a melhor para você estrear ou fazer o seu melhor tempo no Brasil, mas recebi um convite para correr a Maratona de Londres no final de abril e tive que aceitar, né?

Conversei com o meu treinador e ajustamos o treinamento para esse objetivo e espero que dê tudo certo.

Fixar uma meta como fazer um tempo “X” em uma prova também é um grande estímulo para continuar treinando e participando de provas até conseguir bater a danada da meta.

Se você está começando a correr, a meta pode ser correr 30 minutos sem parar ou uma hora.

Agora vem a parte mais importante:

Assim que você participar da prova que você tanto queria ou ter batido o seu recorde pessoal ou mesmo ter simplesmente ter conseguido correr 60 minutos sem parar, estabeleça uma nova meta o quanto antes!

Isso é muito importante pois muita gente perde completamente a motivação após ter alcançado um objetivo muito desejado.

Sempre estabeleça metas novas e assim você cria uma rotina de auto-estímulo para novos desafios.

Boas corridas!

]]>
0
Como é feita a medição do percurso de uma corrida de rua http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/01/22/como-e-feita-a-medicao-do-percurso-de-uma-corrida-de-rua/ http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/01/22/como-e-feita-a-medicao-do-percurso-de-uma-corrida-de-rua/#respond Tue, 22 Jan 2019 06:00:41 +0000 http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/?p=552

Crédito: iStock

Vocês sabem como uma prova é aferida? Aposto que não. É algo bem complexo, trabalhoso e regido por uma norma internacional –ou seja, a aferição feita aqui no Brasil é a mesma feita em qualquer lugar do mundo. Então, antes de falar que a aferição da prova que você correu estava errada porque seu GPS marcou a mais do que a distância que a prova tinha, você precisa checar se o percurso é certificado.

Uma das coisas mais importantes na aferição de uma prova é a calibragem do sistema usado para fazer a aferição –o Clain Jones, um marcador analógico.
Antes de mais nada vamos ver o que é necessário para aferir um percurso.

  1. Um medidor credenciado pela CBAt;
  2. Caderno, caneta, e calculadora;
  3. Um fita métrica oficial (Stanley americana ou Lufkin alemã);
  4. Um medidor Clain Jones;
  5. Uma bicicleta.

Agora vamos aos procedimentos de calibragem do Clain Jones. Primeiro, usando a fita métrica oficial, o medidor faz uma linha de 300 metros. Depois, instala o Clain Jones na bicicleta e faz esse percurso por quatro quatro vezes, anotando a marcação do Clain Jones em cada uma delas. A média dessas quatro passagens, será os 300 metros do Clain Jones. Para saber o valor de um km, é aplicada uma regra simples de três e ao final, é somado um metro por segurança, pois uma prova nunca pode ter menos do que a distância proposta.

Como se começa a medição? O “zero” é onde o Clain Jones estiver parado. A partir daí, soma-se o valor de um km do Clain Jones para saber onde o medidor tem que parar a bicicleta para anotar essa marcação no percurso. Ele usa GPS quando está aferindo um percurso? Sim! Porque o GPS ajuda a saber quando o Clain Jones está chegando na marcação de “km”.

Ok, então quando terminou de marcar os kms, acabou, né? Não. Tem que recalibrar o Clain Jones, pois o pneu da bicicleta dilata e pode dar diferenças. Então, vamos, lá. 300 metros de novo por quatro vez, fazer a média para saber os 300 metros e depois, regra de três para saber o km e somar mais um metro por km. E então, o km que vai valer no final é que resulta da média entre o km da calibragem com o da recalibragem. A partir dessa nova medida, e do que foi aferido (no caso, 3 km) é possível saber o que foi medido a mais e que deve ser ajustado, o que pode ser feito na largada ou chegada.

Não é nada simples. Saiba que nada irrita mais um medidor de percurso do que um corredor depois de ter corrido a prova dizer que “o percurso estava mais longo”. Mal sabe ele o trabalho que dá fazer a marcação!

Eu gravei um vídeo mostrando como é feita a medição do percurso de uma corrida. Confira!

]]>
0
Seis erros que você deve evitar em treinos e provas http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/01/15/seis-erros-que-voce-deve-evitar-em-treinos-e-provas-de-corrida/ http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2019/01/15/seis-erros-que-voce-deve-evitar-em-treinos-e-provas-de-corrida/#respond Tue, 15 Jan 2019 06:00:22 +0000 http://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/?p=543

Crédito: iStock

Atletas iniciantes e até mesmo mais experientes costumam cometer alguns erros que prejudicam o desempenho. Veja a seguir alguns deles.

Começar os treinos muito rápido e terminar devagar  

Isso vale praticamente para todo o tipo de treino –desde rodagens a tiros. O ideal dos treinos é manter a velocidade constante ou progressivo de lento a mais rápido, pois só aí você vai conseguir obter o resultado melhor do ponto de vista do treinamento esportivo. Tiros devem ser sempre iguais ou com uma variação mínima entre eles.

Treino é treino. Prova é prova

Deixe para fazer o seu melhor nas provas, não nos treinos. É muito comum ver nego se matando nos treinos para depois postar foto no Instagram e receber os elogios da galera.

Guarde isso para as provas, onde realmente dar o seu melhor faz um grande sentido. O ideal é que você siga os ritmos de treino determinados pelo seu treinador ou planilha que você estiver seguindo para evitar coisas desagradáveis que possam te afastar da corrida, como lesões. Os treinos servem para preparar você para se matar nas provas, e não para se matar antes de chegar nelas.

Queimar a largada

É normal a gente estar ansioso quando chega bem preparado para uma competição. Um erro comum e que deve ser evitado é não se levar pela empolgação e largar em um ritmo muito mais forte do que estávamos propostos –e acabar pagando lá na frente com a diminuição drástica do ritmo ou mesmo uma quebra.

Mantenha-se concentrado e de olho no seu GPS para que você se mantenha no ritmo adequado nos primeiros kms. Se você se sentir bem pode até aumentar a velocidade e aí sim, você pode ter um excelente resultado.

Querer correr uma maratona antes da hora

A maioria dos treinadores e os livros concordam que para correr uma maratona, o seu corpo precisa passar por um processo de maturação. Ou seja, ele tem que ter amadurecido treinando e correndo distâncias menores como 5, 10 e 21 km para que você possa passar pelo processo de treinamento para uma prova de 42 km. Se você respeitar esse processo, a sua experiência na Maratona sera realmente compensadora. Agora se você pular etapas, é bem capaz da sua experiência seja ruim e te afaste desse esporte tão legal que é a corrida.

Não fazer nenhum tipo de fortalecimento muscular

Sim, eu sei. Pra corredor é um saco ter que fazer fortalecimento, mas meu amigo, se você quer ser um corredores ou corredora saudável, não tem jeito, você precisa fazer isso. Fortalecimento é essencial para deixar você melhor preparado e solucionar desequilíbrios musculares que por ventura você tiver, além de deixar o seu corpo mais forte para a sua rotina de treinos de corrida. Não precisa ser musculação tradicional. Pode ser funcional, Crossfit, pilates. Se tem algo que realmente pode te ajudar a se lesionar menos, é fazer isso. Então faça.

Não se importar com a técnica de corrida 

Correr é realmente um esporte simples. É só você calçar o tênis é sair correndo por aí. Nós já sabemos que só sobrevivemos como espécie pois corremos longas distâncias. Correr é natural para o ser ser humano. O que não é natural do ponto de vista evolutivo é correr cheio de roupas e com tênis cheios de amortecimento. Portanto, é muito importante saber correr com a técnica adequada pois isso vai ajudar você a reduzir o impacto da corrida e ser mais econômico do ponto de vista do esforço físico.

Eu só vou dar umas linhas gerais de técnica de corrida aqui. A básica é que você deve sempre estar com a postura ereta e seu corpo inteiro deve ser levemente inclinado para a frente. Procure ter uma cadência alta, ou seja a sua troca de passos deve estar sempre nada de 175 pra cima. Use um metrônomo para te ajudar nisso ou procure profissionais especializados para te ajudar!

]]>
0