menu

Topo
Corrida no Ar

Corrida no Ar

Cinco motivos para correr ouvindo música

Sérgio Rocha

01/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Você corre ouvindo música? Não? Saiba que ouvir um som durante os treinos tem uma série de benefícios:

1. É estimulante

A música tem poder estimulante e por isso mesmo vai te ajudar a encarar com mais motivação sua rotina de treinamento. Além disso, ela faz com você consiga ir mais adiante num treino quando sua cabeça está pedindo para parar e desistir.

2. Afasta a monotonia

Treinos que podem ser monótonos, como aqueles treinos longos e solitários de fim de semana ou mesmo quando corremos em esteira. Essas situações se tornam mais prazerosas quando realizadas ao som de uma boa música. Isso porque desvia a atenção da sua mente para o que você está ouvindo e dá aquela sensação de que o tempo está passando bem mais rápido.

3. Ajuda a modular seu ritmo

Experimente uma playlist que "case" direitinho com seu treino do dia e verá que você acaba correndo junto com o ritmo das batidas. Já existe até aplicativos para celular que oferecem música de acordo com o ritmo que você está correndo! Se você for montar uma playlist lembre-se que músicas mais lentas e baladas são ideais para aquele trote despretensioso, aquecimento e desaquecimento, enquanto as mais aceleradas combinam com treinos mais intensos, como tiros, por exemplo.

4. Melhora a perfomance

Não acredita? Pois é. Existem vários estudos que comprovam isso. Os estímulos externos gerados pela música podem alterar sua percepção de limite do corpo, ajudando a bloquear aquela sensação de fadiga e cansaço e estimulando você a correr mais longe e mais rápido. O Haile Gebresselassie adorava competir nas pistas de atletismo com Scatman no som do estádio.

5. É relaxante

Além de tudo isso, a música serve também para relaxar. Isso acontece principalmente nos treinos de rodagem leve ou mesmo naquelas trotes após um treino intenso, dando aquela sensação boa de que o esforço valeu à pena.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.