Topo

Corrida no Ar

Sem motivação para correr? Que tal definir algumas metas no esporte?

Sérgio Rocha

29/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Umas das melhores forma de você não perder a motivação para continuar correndo é estabelecer metas.

É claro que há várias outras formas de se motivar, mas você ter uma prova como meta é um grande fator para ajudar você a levantar da cama e ir treinar.

Eu pelo menos funciono muito assim. Fica muito mais fácil treinar se eu tenho uma prova daqui 2 ou 3 meses do que se não tenho nada planejado.

E tem também aquele compromisso que você acertou com o treinador(a), né? Ele(a) montou a sua planilha, verifica se você está fazendo tudo certinho. Fica até feio você "dar balão" nos treinos, não é mesmo?

Eu tinha a meta de correr a Maratona de Porto Alegre em junho. Essa é a prova que que sempre digo que é a melhor para você estrear ou fazer o seu melhor tempo no Brasil, mas recebi um convite para correr a Maratona de Londres no final de abril e tive que aceitar, né?

Conversei com o meu treinador e ajustamos o treinamento para esse objetivo e espero que dê tudo certo.

Fixar uma meta como fazer um tempo "X" em uma prova também é um grande estímulo para continuar treinando e participando de provas até conseguir bater a danada da meta.

Se você está começando a correr, a meta pode ser correr 30 minutos sem parar ou uma hora.

Agora vem a parte mais importante:

Assim que você participar da prova que você tanto queria ou ter batido o seu recorde pessoal ou mesmo ter simplesmente ter conseguido correr 60 minutos sem parar, estabeleça uma nova meta o quanto antes!

Isso é muito importante pois muita gente perde completamente a motivação após ter alcançado um objetivo muito desejado.

Sempre estabeleça metas novas e assim você cria uma rotina de auto-estímulo para novos desafios.

Boas corridas!

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar