Topo

Corrida no Ar

De quantos tênis um corredor precisa?

Sérgio Rocha

21/05/2019 04h00

Crédito: iStock

Quando eu comecei a correr sempre me falavam que nós deveríamos ter ao menos dois pares de tênis para evitar o efeito "memória" da espuma responsável pelo amortecimento.

Você tinha que deixar o tênis "descansar" por ao menos 24 horas antes de usá-lo novamente. Não sei se realmente isso é verdade, mas tenho certeza que as marcas já solucionaram esse problema, se é que ele existia, com compostos de EVA mais modernos. O TPU, popularizado pela Adidas, o Boost por exemplo, dizem que dura mais de mil quilômetros entregando a mesma sensação de amortecimento que tinha nos primeiros treinos.

Seja isso 100% verdade ou não, na minha opinião sempre devemos ter ao menos dois pares de tênis pelo motivo mais óbvio do mundo. Se alternamos o uso deles, a vida de cada um dos modelos será maior. Se um tênis usado diariamente dura 6 meses, alternado com outro modelo, você consegue usá-lo por um ano, certo?

Tem gente que vai além: tem um par para cada tipo de treino, um para rodagens, outro para treinos rápidos e ainda um para usar somente nas competições. Ter um arsenal desses pode até ser positivo, mas não é todo mundo que tem condições de bancar essa guerra.

Quantos você tem?

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar