Entenda por que você não deve usar amaciante ao lavar roupas esportivas
Desde que eu me conheço por gente nesse mundo da corrida aprendi uma coisa muito importante: nunca devemos usar amaciantes em roupas esportivas.
Mas por quê?
As roupas esportivas são feitas com tecidos especiais, com tramas sofisticadas e muitos fios que têm até prata para evitar mau cheiro. Tudo isso visa fazer com que os tecidos facilitem a "expulsão" do calor gerado pelo exercício físico. Ou seja, facilitar a transpiração da gente.
E é por isso que devemos sempre correr com camisetas de poliamida ou poliéster, pois elas têm essa propriedade — a de facilitar a transpiração, ou seja, a camiseta fica molhada pois o suor a atravessa e evapora. É também por essa razão que esse tipo de camiseta seca rapidamente.
Agora há uma coisa muito importante: se você observar as instruções de qualquer etiqueta de roupas feitas com tecidos especiais, vai ver em todas elas que os fabricantes sempre falam para você não usar amaciante na hora da lavagem.
Por que isso?
Porque a principal funções do amaciante é exatamente de "tratar" as tramas dos tecidos. Resumidamente, o amaciante "abre" a trama e depois a fecha. Isso é sensacional quando estamos falando de algodão, em que isso é extremamente necessário, até porque facilita demais a hora que temos de passar as roupas.
No entanto, quando falamos de tecidos como poliamida, abrir e fechar a trama é um "crime", pois o tecido pode perder essas propriedade de facilitar a transpiração, além de alterar o pH da roupa e fazer que sua vida útil seja reduzida.
Não é por acaso que os fabricantes alertam para que você nunca use amaciantes nesse tipo de roupa.
Esses dias, no supermercado, fui surpreso ao ver uma embalagem de amaciante, um bem famoso, com os dizeres "Sport" abaixo do logotipo.
Peguei e tentei ler na embalagem algo que diria pra mim que aquele amaciante não prejudicaria as tramas dos tecidos esportivos e que também não altera o pH.
Não tinha.
A única coisa escrita no verso era que aquele amaciante é "Seguro para roupas esportivas".
Questionei a marca no Twitter, já que é impossível encontrar qualquer contato com a assessoria de imprensa da marca.
Ao meu questionamento, responderam que além de tratar as fibras (opa…), "ele traz o bloqueador contra maus odores, deixando suas roupas mais perfumadas mesmo após aquela corrida! Tenha um lindo dia! :)".
Portanto, o tal amaciante "Sport" é um amaciante com outro qualquer. A única diferença é ter uma propriedade "antifedor" e um perfume especial, pois ele continuará pondo em risco a qualidade do tecido das suas roupas esportivas e diminuindo a vida útil delas.
Eu, se fosse você, obedeceria a etiqueta das roupas. Se o fabricante fala para não usar, é porque tem algum motivo, você não acha?
Boas corridas!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.