Topo

Corrida no Ar

Leão de treino? Longão? Saiba o que significam algumas gírias de corredores

Sérgio Rocha

25/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Esse é mais um post da série "Vocabulário básico" dos corredores.

Joanetes

Apelido de um lance chamado cientificamente de "Hálux Valgo". É uma espécie de calombo que aparece por causa do deslocamento do metatarso e o dedão fica apontando para dentro. Ele pode também ser causado por desalinhamento entre os ossos e as articulações dos dedos dos pés ou pode ser congênito, ou seja, é hereditário. As joanetes incomodam seus portadores quando os calçados estão apertados. Mas se você usar um calçado com um número maior do seu usual, alivia muito. Outra solução é correr com tênis que tenham a forma mais larga. Existe ainda uma operação para corrigir as joanetes, mas só é recomenda em casos muito extremos, até porque a recuperação é bem demorada. Se o negócio está ruim pra você, recomendo conversar com um ortopedista sobre isso.

Leão de treino

Esse é um apelido antigo que a gente dá para aquelas pessoas que fazem mais do que deveriam nos treinos, contam vantagem e na hora da prova não consegue repetir a performance sensacional dos treinos. Hoje já temos a modalidade leão de treino de Instagram, em que a pessoa fica mostrando em fotos os supertreinos que faz, mas na hora da prova não corre tudo aquilo que mostra nas mídias sociais.

Longão ou longo

Longão é o apelido dos treinos de maior duração, feito pelos que almejam meias maratonas para cima. A gente costuma dizer que esses são os treinos mais importantes da planilha, pois são os que mais se aproximam do que você vai viver nessas provas. São, em geral, executados nos finais de semana e variam de 16 km para cima. É claro que isso depende da metodologia, mas quem treina para maratonas chega a fazer treinos longos de até 36 km. Esses treinos são importantes porque são neles que você pode e deve testar o que fará na prova: hidratação, alimentação, etc. Você tem que aproveitar os longões para simular situações que viverá na competição. Melhor errar nos treinos do que errar na prova.

Lap/volta

É um recurso que usamos em treinos e provas. Quando estamos em provas, usamos o lap para nos informar a parcial que fizemos a cada quilômetro. Por exemplo: se você deixa o lap ou volta do seu relógio para cada km, podemos saber se estamos seguindo a estratégia de prova. Em treinos, as voltas são importantes pelo mesmo motivo –seja treinos de repetições de 400 metros ou 2 km, por exemplo. Antes do surgimento dos GPSs com programação automática de voltas, a gente fazia isso sempre manualmente –os cronômetros sempre têm o botão de lap–, aliás, é o que eu recomendo que você faça nas provas, porque, como sempre, há divergência em relação ao que o seu GPS marca e as placas de km. Use o lap manual para saber o ritmo que está correndo em relação à marcação oficial da prova (claro que isso só vale para as provas que contam com aferição oficial).

Maratona

Primeira coisa que eu preciso dizer aqui é que a São Silvestre não é uma maratona, apesar de sua tia sempre falar isso. Uma maratona é uma prova que tem 42.195 metros. Essa distância foi percorrida pela primeira vez em 1908 nos Jogos de Londres, por questões de ajustes na parte interna do Castelo de Windsor (e não porque a família real queria que a prova passasse na frente do Castelo), então a prova largou de dentro do local. Apesar dos jogos de Londres, a Federação Internacional de Atletismo só oficializou a distância nos Jogos de Paris 1924, porque até então a prova variava entre 40 e 42 km.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar