Topo

Corrida no Ar

Dez razões para não correr uma maratona

Sérgio Rocha

09/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Correr uma maratona exige muito de você. Será que vale a pena? Vou enumerar dez motivos para tentar demover você dessa ideia.

  1. Pare e pense bem: 42 km é quilometro pra chuchu. Fazendo essa distância de carro em uma estrada são pelo menos uns 40 minutos dirigindo. Pense nisso!
  2. Se você correr a maratona no ritmo de 5:40 min/km, vai completar a prova em 4 horas. Você consegue se imaginar correndo tanto tempo sem parar? Tem gente que faz em 4h30. Imagina o que é correr durante esse tempo todo? É uma loucura!
  3. O seu treinamento vai ser mais exigente e você vai ter que correr distâncias cada vez maiores. Seus treinos longos serão de 26 km, 28 km e até 36 km, dependendo da metodologia do seu treinador. Você terá que correr por mais de três horas algumas vezes. Você se sente pronto pra isso?
  4. Seus finais de semana serão diferentes: você voltará mais cedo para a sua casa nas sextas-feiras ou nos sábados por causa do treino longo do dia seguinte. Seus amigos vão reclamar!
  5. Sua esposa ou esposo, namorado ou namorada vai reclamar que acorda e você já saiu pra correr no dia dos longões. Você está pronto ou pronta para esse tipo de cobrança?
  6. Sua conversa vai ficar muito centrada em corrida. Você vai, inevitavelmente, ficar empolgado e falar para todos que está treinando para uma maratona. E as pessoas vão achar você insuportável!
  7. Você passará a ter dores em locais que nem imaginou que teria por causa do treinamento para os 42 km…
  8. Sabe qual é a frase mais dita durante uma maratona? "O que eu estou fazendo aqui"
  9. Quando as pessoas concluem uma maratona em geral não conseguem nem andar direito, todos os músculos do corpo ficam doloridos. No dia seguinte será ainda pior, porque você irá sofrer para para subir um mísero degrau. Até sorrir dói!
  10. Se nenhum desses motivos convenceu você a não correr uma maratona, fique com esse último. Não corra uma maratona, porque se você fizer isso, a possibilidade de você adorar esse negócio é imensa! E mesmo passando por tudo isso aí que eu disse anteriormente, quando você menos esperar, você já estará inscrito em outra maratona e vai passar por tudo novamente, ano após ano.

Acompanhe o Corrida no AR no YouTube  para mais dicas, motivos e "desmotivos" para correr uma maratona.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar