Topo

Corrida no Ar

5 motivos para você começar a correr com a ajuda de um treinador

Sérgio Rocha

29/01/2018 04h00

Crédito: iStock

Você corre e tem um treinador? Ótimo! Não tem? Então vou te dar algumas razões para você ter um treinador para chamar de seu.

Planilha de treino.  Quando você tem um treinador, vai receber uma planilha de treino mensal para seguir.
E como isso pode fazer diferença no seu treino? Simples. Com uma noção exata de todos os treinos que terá pela frente e a quilometragem ou o tempo que vc terá que despender para correr a cada dia de treino,  você vai conseguir administrar muito melhor seus horários e entrar rapidamente numa rotina. Além disso, bons treinador fazem uma planilha personalizada – feita sob medida para seus objetivos e conforme seu nível técnico.

Planejamento. Com um técnico programando todo o seu treinamento, será bem fácil fazer um planejamento de toda a sua temporada
e focar melhor nos objetivos a curto, médio e longo prazo. Com isso, você vai conseguir ver seus resultados com muito mais clareza e ainda ter uma noção exata de quando é a hora de chegar ao ápice da sua forma física e quando é o momento de descansar e retomar as energias para o próximo objetivo.

Comprometimento. Quando você se compromete a levar um treinamento a sério e ainda está pagando por isso, é bem mais fácil levar os treinos adiante e não ficar arrumando sempre as mesmas desculpas para deixar sua corrida para o dia seguinte. Afinal, você não apenas está gastando dinheiro com isso, mas também está criando uma relação de comprometimento com seu treinador, o que fará grande diferença.

Feedback. Ter o feedback de um profissional especializado é sempre um aliado a mais para manter sua motivação em alta. Fez seu treino do dia e se sentiu bem? Ótimo. É só tocar em frente. Mas e quando surge aquela canseira inexplicável, alguma lesão ou mesmo quando compromissos profissionais ou familiares da semana não vão deixar você cumprir toda a planilha? Opa, o seu treinador que fará os ajustes necessários no seu treinamento para que você consiga passar por cima desses contratempos.

Companheiros de treino. A grande maioria dos treinadores de corrida comandam uma assessoria esportiva e realizam treinos em grupo, com data e horários marcados. Isso acaba sendo uma ótima oportunidade não só para fazer amigos e trocar experiências de corrida
mas principalmente para tirar proveito dos treinos em grupo, que acaba sendo um grande estímulo para dar conta daquele treino mais difícil, como tiros ou ritmos, e daqueles longões de fim de semana.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar