Corrida no Ar

Quer diminuir o impacto da corrida? Pise suavemente, como um ninja!

Sérgio Rocha

08/01/2018 04h02

Crédito: iStock

Você sempre ouviu falar que a corrida é um esporte de alto impacto, não é? Mas será que existe alguma maneira de diminuir esse tal impacto e poupar as articulações? Sim, existe.

Muita gente acha que os tênis de corrida, por possuírem capacidades de amortecimento, são os principais responsáveis por absorver ou proteger o nosso corpo do impacto, mas não é bem assim.

Em um vídeo publicado no canal Corrida no Ar (veja aqui), eu expliquei que usando tênis ou não, quem absorve o impacto e o devolve em forma de energia para a passada é nosso próprio corpo. Na verdade, o tal amortecimento do tênis está mais relacionado à sensação de conforto que você quer ao correr do que a redução de impacto propriamente dita.

Mas, voltando ao título desse post, como então podemos dimuinuir o impacto da corrida?

Você precisa ser um ninja quando corre!

Lembra da 3ª Lei de Newton? “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”.

Muita gente que acha que o tênis protege do impacto corre “martelando o chão”. Pense que toda vez que você martelar o pé no solo, boa parte da força da pancada vai voltar para você. Quem vai ser o maior prejudicado com isso? Você, uai! Correr assim pode trazer vários prejuízos.

Então, o que fazer? O maior sinal de que você está batendo muito forte no chão é o barulho do seu tênis a cada pisada. Portanto, procure diminuir esse barulho. Automaticamente, você estará diminuindo o impacto da corrida.

Os ninjas eram agente secretos, uma espécie de espiões famosos por não fazerem barulho em seus deslocamentos. Seja um corredor ninja: faça o menor barulho possível ao correr!

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog Corrida no Ar
Blog Corrida no Ar
Blog Corrida no Ar
Blog Corrida no Ar
Blog Corrida no Ar
Blog Corrida no Ar
Blog Corrida no Ar
Blog Corrida no Ar
Blog Corrida no Ar
Blog Corrida no Ar
Blog Corrida no Ar
Blog Corrida no Ar
Topo