Topo

Corrida no Ar

Corrida da Serra da Graciosa vai virar uma meia-maratona (e uma maratona)

Sérgio Rocha

04/12/2017 04h00

Crédito: iStock

Você já ouviu falar da Corrida da Serra da Graciosa? É uma prova realizada no Paraná que acontece há 16 anos. Tudo começou quando uma turma de corredores decidiu comemorar o aniversário de um dos corredores subindo a Serra. No ano seguinte, um dos atletas que estava presente transformou a celebração em uma prova.

 O percurso sobe a Estrada da Graciosa, que une a cidade de Antonina a Morretes atravessando um dos trechos mais preservados de Mata Atlantica no Brasil – é lindo demais. A prova tem 14 km de subida totalizando 20 km de prova.
É também uma prova que você como corredor ou corredora tem que ter obrigatoriamente em seu currículo – é um desafio enorme e o visual é incrível. Eu fiz a prova no ano passado (assista ao vídeo aqui).
Mas 20 km é uma distância meio esquisita, né? Por que diabos 20 km? Por que não uma meia-maratona, que tem 21.097 metros? Muita gente questionou os organizadores através dos anos e deu certo! A partir de 2018 a Corrida da Serra da Graciosa será oficialmente uma meia-maratona devidamente aferida.
A prova continuará com o limite de 800 atletas e a edição de 2018 está marcada para o dia 20 de outubro. As inscrições abrem no dia 14 de dezembro, às 10 da manhã.  Fique esperto e anote na sua agenda para não perder essa oportunidade porque as inscrições esgotam rapidamente. Alías, por falar nisso, o valor da inscrição será de R$ 149.
Daí você pensa -"Ah, os caras bem que podiam fazer uma maratona lá, né? Já que subindo serão 21,097 m, pq não descer e completar 42.195 e aí teríamos uma maratona nesse percurso tão tradicional." Seria legal, né? Pois é, meu amigo. Isso vai rolar. Em 2018, paralelamente a tradicional Corrida da Serra da Graciosa você também terá o Desafio Mata Atlântica, em que os corredores vão descer a serra para depois subi-la e dessa maneira, completar os 42 km. Apenas 200 atletas terão essa oportunidade.
A largada para o Desafio Mata Atlântica será as 6 da manhã e a Corrida da Serra da Graciosa larga às 8, de modo que os maratonistas terão a bastante companhia na segunda parte da prova.
O valor da inscrição para o Desafio Mata Atlântica será de R$ 189 e as inscrições também abrem no dia 14 de dezembro, às 10 da manhã, junto com as inscrições para a Corrida da Serra da Graciosa. Fique atento para não ficar de fora desse desafio monstro!
O site para maiores informações e incrições é https://www.amazingruns.com.br

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar