Topo

Corrida no Ar

Quer diminuir o impacto da corrida? Pise suavemente, como um ninja!

Sérgio Rocha

08/01/2018 04h02

Crédito: iStock

Você sempre ouviu falar que a corrida é um esporte de alto impacto, não é? Mas será que existe alguma maneira de diminuir esse tal impacto e poupar as articulações? Sim, existe.

Muita gente acha que os tênis de corrida, por possuírem capacidades de amortecimento, são os principais responsáveis por absorver ou proteger o nosso corpo do impacto, mas não é bem assim.

Em um vídeo publicado no canal Corrida no Ar (veja aqui), eu expliquei que usando tênis ou não, quem absorve o impacto e o devolve em forma de energia para a passada é nosso próprio corpo. Na verdade, o tal amortecimento do tênis está mais relacionado à sensação de conforto que você quer ao correr do que a redução de impacto propriamente dita.

Mas, voltando ao título desse post, como então podemos dimuinuir o impacto da corrida?

Você precisa ser um ninja quando corre!

Lembra da 3ª Lei de Newton? "A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade".

Muita gente que acha que o tênis protege do impacto corre "martelando o chão". Pense que toda vez que você martelar o pé no solo, boa parte da força da pancada vai voltar para você. Quem vai ser o maior prejudicado com isso? Você, uai! Correr assim pode trazer vários prejuízos.

Então, o que fazer? O maior sinal de que você está batendo muito forte no chão é o barulho do seu tênis a cada pisada. Portanto, procure diminuir esse barulho. Automaticamente, você estará diminuindo o impacto da corrida.

Os ninjas eram agente secretos, uma espécie de espiões famosos por não fazerem barulho em seus deslocamentos. Seja um corredor ninja: faça o menor barulho possível ao correr!

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar