Topo

Como tirar o mau cheiro das suas roupas de treino

Sérgio Rocha

12/02/2018 04h00

Crédito: iStock

Suas roupas de corrida estão fedendo? Têm mau cheiro? A solução está aqui! Todo corredor ou corredora que se preze tem um carinho especial por suas roupas de corrida. Afinal de contas, são as nossas companheiras de treinos, de provas, no recorde pessoal, na quebra, na alegria e na doença (que exagero!).
De forma geral, roupas de corrida são muito importantes para nós e, por isso, merecem uma série de cuidados na hora de lavar essas roupas. Eu já gravei um vídeo no canal do Corrida no Ar no Youtube mostrando como você deve lavar as suas roupas de corrida (veja aqui) e já escrevi um post sobre isso aqui mesmo no blog.
Aí você vai lá e lava as roupas direitinho, mas depois de um tempo a relação com elas, mesmo que seja muito amorosa pela nossa parte, começa a ser abalada pelo suor, mau cheiro e fedor! Como queremos que esse amor continue eterno enquanto dure, ou melhor, enquanto a roupa dure – é melhor a gente dar um jeito de se livrar do budúm, do cheiro de enxofre!
Existe uma solução? Sim, existe. E são duas opções: a light e a hardcore. A light é o vinagre: antes de lavar as roupas, dilua de duas a três xicaras de vinagre para cada 5 litros de água (um balde de água tradicional tem 5 litros).
Essa é a proporção padrão, você pode colocar menos água ou menos vinagre dependendo da quantidade de roupas, claro – cada xícara tem o equivalente a 200 ml (Ah, vc pode substituir o vinagre por bicarbonato de sódio – é uma xícara de bicarbonato de sódio para cada 5 litros de água). Deixe de molho por 30 minutos, tire de lá e lave suas roupas normalmente
Importante: o vinagre precisa ser o de álcool incolor, porque ele não tem cheiro. Não me vá me colocar aqueles vinagres de maçã ou de vinho tinto, que vão acabar manchando suas roupas e deixá-las com um cheiro meio esquisito. No entanto, se você fez isso e não conseguiu de livrar do mau cheiro, é hora de usa a opção hardcore.
E essa nada mais é do que usar Lysoform, que é um lance mais power (é desinfetante, germicida, bacterida). Assim, é melhor você se proteger para usar esse negócio. O processo é o mesmo: antes de lavar, uma tampinha de Lysoform para cada 5 litros de água (não use o Lysoform com fragrancia lavanda).
Coloque a sua roupa super cheirosa lá e deixe de molho por 20 minutos. Retire do balde e lave normalmente. Isso deve funcionar para quase todas as roupas, mas se você fizer isso tudo e mesmo assim a peça continuar cheirando mau, sinto muito. Nessa hora, infelizmente, o melhor é jogá-la fora.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como tirar o mau cheiro das suas roupas de treino - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Mais Posts