Topo

Quantos dias devo correr por semana?

Sérgio Rocha

27/11/2017 04h20

Crédito: iStock

Essa é uma pergunta clássica que as pessoas vivem me fazendo: "Quantos dias devo correr na semana?".

De acordo com vários treinadores com quem conversei, o número mínimo de dias que você deve correr, para que tenha resultados e melhora do rendimento, é três.
Menos que isso, como correr apenas um ou dois dias na semana, você até vai conseguir melhorar os seus indicadores de saúde, mas dificilmente vai se tornar um corredor ou corredora melhor.
É claro correr três ou mais dias na semana vai depender da sua disponibildade e o grau de comprometimento com a corrida e os seus objetivos com ela.
Eu diria que correr cinco dias por semana seria realmente o ideal, mas isso varia de acordo com a metodologia de treinamento de cada treinador que eu consultei, até porque há muitos que defendem que devemos descansar ao menos um dia na semana.
Atualmente, corro cinco vezes, mas já passei períodos em que corria seis e há pessoas, como o treinador Wanderlei de Oliveira, que corre todos os dias há mais de 25 anos.
Então, eu diria que você pode correr quantos dia na semana quiser ou puder, contanto que três seja o mínimo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quantos dias devo correr por semana? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Mais Posts