Topo

Corrida no Ar

Deixe para errar nos treinos e evite fiascos nas corridas

Sérgio Rocha

18/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Digamos que você se preparou por meses para correr uma maratona. Chega o dia da prova e quando vai checar na mochila: esqueceu o gel de carboidrato, não levou a camiseta predileta e não estava preparado para o clima frio da prova. Como evitar esse fiasco?

É muito comum erros acontecerem com corredores iniciantes ou com os mais experientes. Para os que correm há menos tempo falta uma certa malícia e isso também pode ocorrer com os experientes.

O fato é que precisamos usar os nossos treinos para errarmos. Treino é para isso mesmo–usou um tênis que não casou com o seu pé? Troque no próximo. A costura da camiseta incomodou? Troque. Não se adaptou com o gel de carboidrato? Use outra marca. Cometeu excessos na véspera de uma prova? Maneire no dia seguinte e invista em alimentos leves.

É dez vezes melhor a gente errar no treino e não repetí-lo no dia da prova– mesmo sendo uma corrida de 5k ou maratona.

E se acontecer algo errado e que não havíamos experimentado nos treinos?

Faça o seu check-list mental: fiz tudo direitinho na véspera? Comi o de sempre? Estou com a roupa e o tênis certo? Trouxe o gel predileto?

Se você responder sim para tudo, parabéns. No entanto, muitas vezes vai realmente se deparar com situações inesperadas na prova, como uma dor esquisita ou câimbras.

Apesar de ser difícil segurar a frustração, encare essas situações como uma oportunidade de aprendizado e coisas com as quais temos que lidar.

A recomendação padrão que mais ouvimos dos treinadores é para que os corredores nunca experimentem nada novo nas provas.

Se quer experimentar algo novo, use os treinos para isso. Pois treino é treino. Prova é prova.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar