Topo

Corrida no Ar

Qual é a hora certa de correr a primeira maratona?

Sérgio Rocha

11/06/2018 15h13

Crédito: iStock

A maratona é um evento especial e todo corredor que se preze precisa participar da prova ao menos uma vez na vida. Mas existe hora certa para correr a primeira?

Sim e não. Se você quiser correr uma maratona, pode fazer amanhã mesmo, sem treinamento adequado. Você vai conseguir completar a prova mas, provavelmente, vai ter uma experiência terrível, vai sofrer muito e nunca mais vai querer repetir a dose.

Agora, se você quiser ter uma experiência legal e realmente curtir a prova, você precisa treinar adequadamente pra isso. É necessário cumprir alguns "pré-requisitos" para que o seu corpo ganhe o condicionamento necessário e que ele possa, de certa maneira, entender o que é correr uma prova de 42 km.

Quais são esses "pré-requisitos", de acordo com o o treinador Wanderlei de Olveira?
Ter no mínimo dois anos de treinamento de corrida e já ter concluído pelo menos dez provas de 10 km e quatro meias-maratonas.

Se você cumpre esses pré-requisitos, é um potencial candidato para correr uma maratona. Mas para fazer isso você precisará de um treinamento planejado, que pode variar entre 12 a 18 semanas, de acordo com a metodologia do treinador ou treinamento que decidiu seguir.

Agora eu vou fazer umas observações de cunho pessoal. É claro que você ouviu falar que terá que abrir mão de muitas coisas para correr uma maratona. Eu não gosto de pensar assim. Pense na maratona em apenas mais um passo na sua carreira de corredor.

Eu não gosto de ouvir gente que falou que fez um monte de sacrifício para treinar, como deixar de sair a noite, parar de beber, comer menos carne. Lembre que a maratona é uma prova que exige respeito, então respeite o treinamento para dar tudo certo.

Eu acho que não precisa abrir mão de nada – o que você precisará mesmo é de foco, dedicação e não pular dias de treino. Quer sair, saia, mas treine no dia seguinte. Quer beber, beba, fique de ressaca, mas vá treinar mesmo de ressaca.

Se você impor restrições demais à sua vida pessoal por causa da maratona, não vai valer tanto a pena assim e a seus amigos e família vão te odiar. Seja moderado nas restrições que decidir fazer e curta o treino, pois eu vou te dizer: a emoção de cruzar a linha de chegada de uma maratona é inigualável e se você fizer do jeito certo, vai querer repetir a dose várias vezes.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar