Topo

Corrida no Ar

Qual é o seu objetivo com a corrida?

Sérgio Rocha

28/05/2018 04h00

Para que você ter uma relação duradoura com a corrida, é ideal que você tenha um objetivo.

Ter um objetivo na corrida ajuda a gente a responder uma pergunta muito comum que pessoas que ainda não foram picadas pelo bichinho da corrida eventualmente nos fazem:

"Por que você corre?"

Muita gente responde que é para se manter em forma, para emagrecer ou porque simplesmente gosta.

Mas daí tem a réplica:

"Mas é sério. Porque você corre? Qual é o objetivo disso?"

Pare e pense: no futebol, jogamos bola para ganhar o jogo, fazer gol, ou o passe do gol, ou até mesmo impedir o gol.

No vôlei, para jogar a bola pro outro lado da rede, fazer com que o adversário não consiga responder a nossa jogada, fazer pontos e tentar ganhar a partida.

No basquete, jogar a bola na cesta etc. A grande maioria dos esportes tem um objetivo.

O objetivo da corrida, se você parar para pensar, seria de ganhar uma prova – ser o primeiro colocado.

Tem gente que faz exatamente isso. Correm porque são atletas profissionais ou amadores muito rápidos e entram nas provas para vencer.

E é por isso que é legal você ter um objetivo na corrida.

É ele que vai ter ajudar a se motivar para pôr a roupa de corrida, calçar o tênis, ligar o GPS e sair correndo por aí todos os dias.

No nosso caso, atletas amadores que não fomos agraciados com o dom da velocidade, o objetivo em uma prova muitas vezes é de vencer a si mesmo.

Esse talvez seja um dos grandes baratos da corrida. Tentar se superar. Conhecer os seus limites e aprender com eles ou simplemente ignorá-los.

A superação na corrida vem em várias formas que vai de simplesmente completar os primeiros 5 km, correr uma ultramaratona ou bater o seu recorde pessoal em uma meia.

Portanto, se inscrever para uma prova e treinar para ela fará com que você se motive a treinar com mais afinco e dedicação para que dê tudo certo no dia da competição.

Os resultados nas corridas, independentemente da posição em que nós chegamos, se foi excelente ou muito ruim, fecham um ciclo de aprendizado e autoconhecimento que você pode levar para vários aspectos da sua vida.

Ah, mas é claro que você só aprende algo com isso só se você quiser, pois tem muita gente que ignora tudo o que aconteceu.

E então, qual é o seu objetivo na corrida?

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar