Topo

Corrida no Ar

13 dicas básicas para você se dar muito bem na sua primeira prova

Sérgio Rocha

14/05/2018 04h00

Vai correr a sua primeira corrida de rua e está ansioso para o grande dia? Vou dar algumas dicas básicas para que você aproveite ao máximo essa experiência:

Na véspera

– Procure comer as mesmas coisas que você se alimenta normalmente na noite anterior aos seus treinos
– Para diminuir a tensão, sempre recomendo que se beba uma cerveja ou uma taça de vinho no jantar para ficar mais fácil relaxar e dormir bem. Mas não faça isso se não estiver acostumado.
– Deixe a roupa que você vai correr já separada, coloque o chip de cronometragem no tênis e já pregue seu número de peito na camiseta com que vai correr. Não use nada novo ou algo que nunca tenha experimentado antes para não ter efeitos indesejáveis no dia D.

No dia da corrida

– Sempre acordo três horas antes da prova para poder levantar tranquilamente e fazer tudo sem pressa, como o número dois.
– Corro em jejum e prefiro não comer antes das provas. Mas, se você sempre se alimenta antes, acordar com bastante antecedência ajuda a ter tempo de sobra para comer e evitar que o alimento fique conversando com você no estômago.
– Chegue na arena da prova com uma hora de antecedência. Além de ter tempo para deixar os seus pertences no guarda-volumes ou com a assessoria, isso ajuda a diminuir a tensão pré-prova e deixará você com tempo para relaxar antes de partir para o aquecimento.
– Se sua prova tiver uma distância menor que uma maratona, faça um trote de aquecimento bem leve, que pode variar entre 15 a 20 minutos.
– Se posicione para a largada quando faltar pelo menos 10 minutos para o início da corrida.
– Quando largar, tome cuidado para não sair forte demais, pois isso pode comprometer sua prova.
– Na hora de pegar água ou isotônico, veja se tem mesa dos dois lados da rua. Se tiver, dê preferência para as do lado esquerdo (menos procurado) e evite as primeiras mesas. Em geral, elas ficam tumultuadas porque o povo fica meio desesperado para pegar água e isotônico.
– Pegou a água ou isotônico, volte para o meio da rua para não atrapalhar os atletas que ainda querem pegar o deles.
– Não se esqueça de tentar curtir a prova e agradecer quem está trabalhando para que você possa estar ali.
– Ao passar pelo pórtico final, comemore muito. Como um grande amigo meu costuma dizer, a chegada é o gol da corrida de rua.

Boa prova!

 

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar