Topo

Corrida no Ar

Eu preciso de suplemento para correr?

Sérgio Rocha

30/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Muita gente me pergunta qual suplemento eu recomendo para melhorar o rendimento na corrida.

Minha reposta sempre foi que não sou nutricionista e não posso indicar nada. Mas posso dizer que eu não tomo suplemento algum. Na verdade, de vez em quando eu uso gel de carboidrato nos treinos e provas que passam de uma hora e meia. Fora isso, só alimentação. Depois do treino longo, dou preferência para uma cervejinha. Apenas uma. Sem exageros.

Na verdade eu levo muito a sério o que a primeira nutricionista que fui há alguns anos me disse. Segundo ela, alimentação é tudo e eu não preciso suplementar nada. E, cá entre nós, suplementar, como o próprio nome mesmo diz, significa adicionar algo que está faltando. E se está faltando algo é porque você não está se alimentando corretamente. Qualquer nutricionista vai concordar com a afirmação de que alimento de verdade é melhor e mais eficiente do que qualquer suplemento, principalmente em um esporte como a corrida. Se você quer ser fisiculturista, aí não tem muito jeito.

Eu conheço alguns atletas amadores rapidíssimos que correm na base do arroz e feijão. Caras velozes mesmo que nunca precisaram usar qualquer tipo de suplemento –aliás, isso passa longe da cabeça deles.

No entanto, há casos como o de um amigo que é obstetra e não tem uma alimentação muito regrada, devido às exigências do seu trabalho. Nesse caso, entendo que ele precise suplementar. Mas um atleta amador como eu e você, realmente entendo que a suplementação é desnecessária.

"Ah, mas o atletas de elite tomam suplementos…" É claro que os atletas de elite fazem uso de suplementos alimentares. Mas, vejam bem, a exigência da alta quilometragem rodada semanalmente por eles tem seu preço, e a suplementação realmente se faz necessária. Você já correu 200 km por semana? Experimente pra ver…

O que temos de lembrar sempre é que o que fazemos como atletas amadores é a busca da saúde acima de tudo. Ser atleta de elite não é algo realmente saudável, até porque eles estão sempre treinando e competindo no limite do corpo, afinal de contas é a profissão deles.

Sei que é natural a procura por alguma poção mágica que vai fazer com que você melhore a performance. No entanto, coloque na cabeça que treino é mais importante. Nenhum suplemento vai deixar você mais rápido ou resistente do que um programa de treinamento sério, dedicado e, principalmente, consistente.

Mas essa é a minha opinião pessoal, você não precisa concordar comigo. Se você usa suplementos e acha que isso está fazendo diferença, siga em frente. Eu prefiro o arroz e feijão mesmo.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar