Topo

Corrida no Ar

Varie seus treinos para melhorar o rendimento na corrida

Sérgio Rocha

23/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Muita gente que começa a correr sem orientação profissional ou sem buscar informações corretas sobre esse esporte acaba correndo quase todos os dias a mesma distância

Sabe o que acontece se você fizer o mesmo treino todos os dias? Nada (ou quase nada). Se você quer melhorar o seu rendimento você precisa variar os seus treinos.

Por exemplo: se você corre 10 km todos os dias, é claro que você estará fazendo um bem danado para a sua saúde, mas depois de certo tempo você chegará a um platô e deixará de melhorar os seus tempos. Vai ocorrer uma espécie de estagnação e por mais que você tente, dificilmente irá melhorar o seu rendimento.

É aí que entra um dos princípios do treinamento esportivo: o princípio da variabilidade. Você precisa variar os estímulos para que o seu corpo tenha que se adaptar e, consequentemente, se tomar uma máquina mais eficiente e melhor.

Quem treina sob orientação de algum treinador ou segue planilhas de livros ou sites já sabe como funciona. Tem dias em que a gente treina leve e outros que a gente faz treinos com maior intensidade. Em geral, há uma alternância entre dias de treinos fortes e dias de treinos leves.

Vou dar um exemplo: um dia você faz um treino de 10 km bem leve, estilo passeio e no outro faz um treino de 5 km bem forte. Daí, no dia seguinte, faz um treino de 10 km leve de novo. Outro exemplo é ao invés dos 5 km fortes, você fazer séries de 400 metros fortes e descansar por um minuto, ou mesmo alternar um minuto forte e um minuto leve.

Dessa forma você vai exigir mais do seu corpo em um dia e no outro, menos. Você acabará por aumentar a sua tolerância de correr mais rápido, o seu rendimento em treinos mais leves vai melhorar bastante e, consequentemente, seus tempos em prova vão acabar melhorando.

Experimente variar os seus estímulos para correr melhor ou procure a ajuda de um treinador de corrida.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar