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Corrida no Ar

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Por que você deveria correr provas "curtas" como as de 5 km?

Sérgio Rocha

12/03/2018 04h00

corrida de 5 km

Crédito: iStock

Provas de 5 km são excelentes para quem está começando a correr e também para corredores experientes. Listei abaixo algumas razões para você correr uma prova “curta'' como essa.

Boa para iniciante 

As provas de 5 km são a melhor distância para quem está dando os primeiros passos na corrida. Dois meses de treinos, realizados três vezes na semana, já são mais do que suficientes para se arriscar na primeira competição. Além disso, corridas de 5 km são a porta de entrada para quem pretende se aventurar no futuro em distâncias maiores, como meias maratonas e maratonas.

Para quem está voltando de lesão

Se você ficou muito tempo parado ou está voltando de alguma lesão séria, que o deixou de molho por algum tempo, os 5 km são a melhor distância para retomar os treinos gradativamente, sem colocar seu corpo em risco. Melhor voltar a fazer pouco com qualidade do que se aventurar de cara a altos volumes, e depois ter que passar novamente por um período longe da corrida.

Vai melhorar a sua resistência anaeróbia

Mesmo que você seja um corredor experiente e esteja acostumado a encarar longas distâncias, um treino específico para os 5 km vai ajudá-lo a melhorar a resistência anaeróbia, desenvolvendo a habilidade de correr mais forte, num mesmo ritmo, e ainda dar o suporte aeróbio necessário para encarar distâncias maiores. Quer coisa melhor?

Para quem está com falta de tempo

Se você não tem muito tempo para se dedicar aos treinos que demandam mais tempo do seu dia, foque nos 5 km. Afinal, menos volume de treino, mais tempo extra para dar conta de uma agenda apertada. Melhor treinar pouco com qualidade do que parar completamente só porque suas tarefas do dia a dia não estão facilitando sua vida.

Recuperação mais rápida

Você pode competir finais de semanas seguidos e ainda assim se recuperar rapidamente. Enquanto a recuperação de uma maratona, por exemplo, pode exigir cerca de quatro semanas para você conseguir voltar à ativa na boa, numa prova de 5 km três dias já são suficientes para retornara aos treinos com força total.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.