Topo

Corrida no Ar

5 bons motivos para um corredor fazer musculação

Sérgio Rocha

15/01/2018 04h04

Crédito: N3000/iStock

Uma coisa é fato: quem corre precisa fazer musculação. Você não gosta de levantar peso? Então, vou dar cinco motivos para começar a frequentar a academia para malhar, e não para ficar só na esteira.
  1. MAIOR EFICIÊNCIA Sabe aquele velho mito de que a musculação vai fazer você ficar mais lento e mais pesado? Esqueça isso. Hoje já é mais do que comprovado que um bom programa de fortalecimento vai fazer você correr mais rápido, mais longe e com muito mais eficiência. E o melhor de tudo é que apenas 20 minutos do seu dia, duas ou três vezes na semana, já fazem grande diferença.
  2. MENOS LESÕES Ao incluir o fortalecimento no seu programa de treino você consegue diminuir o risco de lesões, principalmente as de joelho, quadril e tornozelo, provocadas por esforço repetitivo.
  3. PERDA DE GORDURA CORPORAL Como qualquer atividade aeróbia, a corrida é excelente para queimar gordura e reduzir peso. E, se associada a um programa de musculação, os benefícios serão muito maiores. Isso porque estes exercícios vão aumentar sua massa magra, e um corpo mais forte consegue gastar mais energia, o que ajuda a diminuir seu percentual de gordura. O resultado disso para a corrida? Quanto mais leve, mais rápido você fica.
  4. MAIS VELOCIDADE Quer ganhar velocidade e melhorar seu pace sem depender apenas daqueles treinos específicos de corrida, como intervalados, fracionados e de ritmo? Se você incluir um bom programa de fortalecimento, além de melhorar sua forma física em geral, em muito pouco tempo vai sentir grande diferença e pode até comemorar novas marcas pessoais e recordes. E isso em qualquer distância, dos 5K aos 42K.
  5. RESISTÊNCIA E FORÇA Suportar bem aqueles treinos mais longos e com altimetria variada, cheios de subidas e descidas, que exigem força e resistência, não será mais problema para você. Afinal, você terá força nas pernas para aguentar qualquer tipo de trajeto. Também pode ser dar bem naquele finalzinho de uma prova ou de um treino em que necessita de força extra para dar o sprint final e terminar a corrida em grande estilo.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar