Topo

Corrida no Ar

Cinco dicas de ouro para correr uma maratona

Sérgio Rocha

22/10/2018 04h00

Crédito: iStock

Você se planejou, se dedicou aos treinamentos e a maratona que você vai correr está chegando. Será que eu tenho algumas dicas para você para esse momento tão esperado? Sim, claro! Veja cinco dicas que considero de ouro para quem vai correr os 42 km.

1) Não fique "batendo perna" no dia anterior: 

Se você estiver em outra cidade, ou outro país, só saia para passear na antevéspera ou no dia seguinte à maratona. Um dia antes o ideal é descansar. Você não quer arriscar toda a sua preparação para os 42 km por ter andado demais na véspera, né?

2) Não exagere no jantar de massas e na hidratação:

Você deve replicar o que você fez no dia anterior dos seus treinos longos. Isso vale para a quantidade de água que você toma e o jantar de massas. Não precisa beber mais água do que você toma normalmente. Veja bem, estou falando para não exagerar, não estou falando para beber pouca água.

Se você exagera no líquido, fica o dia todo indo ao banheiro para esvaziar a bexiga e o mesmo pode acontecer durante a madrugada, ou até durante a prova. Lembre-se disso: não é necessário beber mais água do que o de costume.

No jantar da véspera, ou no famoso jantar de massas, o ideal também é tentar ingerir o mesmo que você acostumou no dia anterior aos treinos longos. Não invente! Vai que você resolve comer algo que te faz passar mal, essa a última coisa que você pode querer antes de ter 42 km para correr.

E é bacana saber que uma das funções do jantar de massas é encontrar com outros corredores, fazer amigos, relaxar, e esquecer um pouco a prova. Se você bebe, eu falaria até para tomar uma cerveja ou uma taça de vinho antes de comer para ajudar a descansar e dormir.

Caso você seja do time de super ansiosos e não conseguir dormir antes de correr, tente ao menos ficar na horizontal. Deixe o corpo descansar, mesmo que a cabeça funcione com força total.

3) Não use nada novo:

Tênis, camiseta, shorts, meia, gel de carboidrato, tudo tem que ter sido usado e testado antes da prova. Um tênis novo pode dar bolha, camiseta nova pode não cair bem, novo gel pode dar enjoo. Você deve usar preferencialmente tudo que já tem familiaridade, não invente nada de última hora. Inclusive, se pensarmos bem o treinamento serve exatamente para isso, para testar o que é melhor para o dia da prova. Então, experimente nos treinos, vá com o "de sempre" na maratona.

4) Não largue forte demais:

Se você se preparou bem para a maratona é normal chegar cheio de energia na largada. Porém, um dos erros mais comuns é largar forte demais, muito mais rápido que o ritmo que você tinha programado no treinamento ou determinado com o técnico. Caso isso aconteça vale o dito: "na maratona se erra, na maratona de paga".

Use os primeiros quilômetros como aquecimento, saia uns 15 segundos por quilômetro  mais lento do que você tinha programado e vá diminuindo a diferença até chegar ao ritmo programado. Assim, as chances de quebrar são muito menores.

5) Veja ou reveja as dicas do Corrida no Ar:

Deixo mais algumas dicas no canal que tenho no Youtube. Lá ajuda a pensar sobre os postos de hidratação, falo como tomar isotônico em copo aberto, e como não deixar o tênis desamarrar, por exemplo. Veja a playlist completa de dicas aqui.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar