Topo

Corrida no Ar

O que fazer para não deixar a preguiça para treinar vencer você?

Sérgio Rocha

20/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Não é incomum de vez em quando bater aquela preguiça enorme de sair pra correr. A diferença está entre você deixar a preguiça vencer ou vencer a preguiça.

A preguiça aparece sem avisar e acomete todos os tipos de corredores e corredoras por aí. Ela pode chegar em um momento em que você está treinando muito ou pouco; voltando a correr depois de lesão; após uma prova em que você correu forte; quando o frio aumenta e por aí vai.

O problema de você deixar a preguiça vencer e não treinar é que a nossa cabeça arma uma armadilha: no dia seguinte, fica mais fácil ceder à tentação de não treinar.

O nosso cérebro é algo esquisito. Quando estamos treinando todos os dias, ele reclama se a gente não conseguir treinar por causa de um compromisso ou falta de tempo.

Mas parece que às vezes quem está com preguiça é nossa mente, e ela faz de tudo para tentar convencer a gente a não se mexer. Se conseguir, vai tentar  convencer você sempre.

Uma das estratégias que eu faço para não ser vencido pela preguiça é deixar a roupa com a qual vou treinar –camiseta, shorts, meias e tênis — do lado da minha cama.

Dessa forma, assim que acordo, já me visto antes de ir ao banheiro para aquela necessidade fisiológica, lavar o rosto e escovar os dentes.

E você? Qual é a sua forma de não deixar a preguiça vencer? Ajuda aí!

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar