Topo

Corrida no Ar

Existe fórmula mágica para ter um bom desempenho na corrida?

Sérgio Rocha

30/07/2018 04h00

Crédito: Istock

É algo muito natural para quem começa a correr após algum tempo, querer melhorar sua performance. Mesmo aquelas pessoas que correm sem muita preocupação com o tempo na prova passam por algum tipo de tentação em querer correr mais rápido. E algumas pessoas procuram "fórmulas mágicas".

Mas o que seriam essas fórmulas mágicas? Um suplemento que vai deixar você mais rápido, uma geringonça que vai fazer você se recuperar mais rapidamente dos treinos, um tênis de corrida com tecnologia xyz que vai fazer você ter uma economia de corrida 10% maior e assim por diante.

Mas na verdade não há mágica para deixar você mais rápido na corrida.

Como sabemos, a corrida é um esporte e assim como qualquer esporte, ela precisa de dedicação.

No caso da corrida, dedicação seria, por exemplo, não pular os treinos da planilha, sempre conversar com o treinador (caso você tenha), buscar informação, ser "caxias" com os ritmos propostos – tudo isso ajuda.

A corrida te entrega de volta a tudo o que você entregou pra ela. Não vai ser nenhum suplemento, tênis ou método de recuperação que vai fazer com que você seja um corredor melhor, e sim, a sua dedicação aos treinos.

Quando me perguntam se existe uma fórmula mágica para correr melhor? Eu sempre respondo que existe sim: treinar.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar