Topo

Corrida no Ar

É errado parar para beber água nos treinos longos?

Sérgio Rocha

23/07/2018 04h00

Crédito: iStock

Será que o treino mais longo de corrida tem que ser feito sem pausa ou eu posso parar um pouquinho e continuar?

Há alguns meses postei no Youtube um "longão", no qual fazia pequenas paradas para tomar água, refrescar a cabeça e descansar. Algumas pessoas ficaram supresas e me perguntaram se realmente a prática é eficiente e recomendada no treinamento, já que na prova o ideal é correr o tempo todo sem parar.

Eu conversei com vários técnicos e treinadores e a resposta foi unânime: claro que pode dar umas paradinhas, desde que sejam rápidas, coisa de um minuto no máximo. Tem até treinadores que fazem longões intervalados. As paradas só não podem ser muito demoradas, caso contrário, o seu corpo acaba perdendo o estímulo e "estraga" o efeito que o treinamento deve ter.

Então é isso, não seja paranoico– é permitido dar umas pequenas paradinhas no longão, mas não exagere, ok?

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar