Topo

Corrida no Ar

Preciso mesmo alongar antes de correr?

Sérgio Rocha

07/05/2018 13h48

Crédito: iStock

Quantas vezes você já viu uma pessoa fazer aqueles clássicos alongamentos antes de correr? Esticar a perna, tentar pegar os dedos do pé, puxar o pé por trás do corpo, esticar a coxa e aí por diante… Tudo porque a grande maioria acredita que alongar antes de correr evita lesões, e existem profissionais de educação física que também pensam isso.

E se eu te disser que não existe qualquer evidência na literatura científica de que alongar antes de correr evita lesões? Esta é a mais pura verdade. Nunca houve. O que havia mesmo era uma crença de que isso poderia acontecer, mas quando pesquisadores foram checar no que se baseava tal constatação, descobriram que isso nunca havia nem sido estudado.

O que a gente deve fazer antes da corrida mesmo é o tal do aquecimento. Em um treino intervalado, ele já está incluso na forma de um trote de 15 a 20 minutos. No entanto, no caso de uma corrida de 10 km, por exemplo, o aquecimento pode ser feito durante o primeiro quilômetro, sempre em um ritmo mais lento do que o proposto para o treino.

A importância do aquecimento é "avisar" o nosso corpo que vamos fazer uma atividade física, e que ele vai precisar trabalhar em um ritmo mais acelerado. Ao aquecer, aumentamos os batimentos cardíacos, as veias dão uma "alargada" para aumentar o fluxo sanguíneo e pronto, nosso corpo entendeu o recado. Aquecer é muito mais imporante do que alongar.

Bom, e agora? Devo parar com os meus alongamentos? Na verdade, não. O que a maioria dos fisioterapeutas diz é que ser flexível é importante, mas que você não precisa fazer qualquer tipo de alongamento antes ou depois da corrida. A sugestão da maioria deles é de ter uma uma rotina de alongamento em um outro período do dia.

Ah, mas não esqueça que antes de alongar, você também vai precisar se aquecer! É aí que, com certeza, você pode se lesionar, pois os tendões são elásticos precisam do aquecimento para serem "lubrificados" antes de serem esticados por você.

Mas veja bem: se alongar faz toda a diferença no seu treino, quem sou eu para dizer para parar? Agora, se você odeia fazer alongamento antes e depois de correr, está aí o motivo que você precisava para não fazer mais isso.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar