Topo

Corrida no Ar

Como escolher o tênis de corrida perfeito para você

Sérgio Rocha

02/04/2018 04h00

Como escolher tênis de corrida

Crédito: iStock

Comprar um tênis de corrida pela primeira vez pode ser meio confuso, pois há modelos com diferentes tipos de pisada, amortecimento, altura, cabedal etc. Para acabar com suas dúvidas, reuni algumas dicas que podem facilitar sua decisão.

Esqueça o tal teste de pisada (é isso mesmo)
É muito comum ouvir que a primeira coisa que você tem que fazer para escolher o seu tênis de corrida é um teste de pisada. Mas, veja bem, se você vai começar a correr, na verdade, você ainda não corre, não é mesmo? Portanto, você ainda não tem um padrão de corrida e seus músculos nem se desenvolveram para o esporte. Qualquer resultado que você obtiver no teste de pisada agora, vai mudar após alguns meses. Aliás, existem tantos tipos de teste de pisada e com metodologias tão diversas que é capaz de você fazer cinco testes e ter cinco resultados diferentes.

Compre um tênis para "pisada neutra"
Vamos supor que você não aguentou, foi lá, fez um teste de pisada e descobriu que sua pisada é pronada. Não, você não deve comprar um tênis para pisada pronada. Pronação é um movimento natural do nosso corpo e não deve ser corrigido. Já há trabalhos publicados em revistas científicas que dão conta que o pé da gente continua a fazer o movimento de pronação dentro do tênis durante a passada. Portanto, o entendimento geral é que o melhor que você pode fazer é usar um tênis neutro

Tênis bom é aquele que fica bom no seu pé
Quando você for a loja, não limite a sua escolha a uma sugestão de amigo ou de um treinador. Peça para experimentar os modelos de corrida de todas as marcas, pois o seu pé é diferente do pé do seu amigo ou do seu treinador, e a sensação de conforto é algo muito individual. Todas as marcas têm excelentes tênis com diferentes graus de amortecimento, altura em relação ao chão, cabedais (parte de cima do calçado) mais finos ou mais grossos. Portanto, escolha aquele com o qual você se sentir melhor.

Tem que ficar meio-folgado no pé
Tênis de corrida não pode ficar apertado, principalmente na parte da frente dos pés. Quando a gente corre os pés se expandem, tornando-se um pouco maiores que o normal . Se eles não tiverem espaço para "crescer", você vai acabar perdendo unhas ou ficar com os dedos e unhas doloridos. O ideal é sobrar um espaço na frente, do tamanho do seu dedão da mão na horizontal. Em geral, comprar um número a mais do que seus tênis casuais resolve a questão.

Tênis caro não é sempre o melhor
Em geral temos o pensamento de que o mais caro é melhor. A geladeira mais cara é a que tem o maior espaço interno, o carro mais caro tem um tremendo motorzão, mas as diferenças entre os tênis são, na verdade, muito pequenas. Portanto, o tênis top de linha de uma marca não é dez vezes melhor que o modelo logo abaixo dele. Então, em se tratando de tênis de corrida não baseie sua compra pelo número que você vê na etiqueta de preço.

Veja mais dicas para acertar na escolha do tênis no canal do Corrida no Ar no Youtube.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar