Topo

Corrida no Ar

Você deve usar um tênis para correr igual ao dos maratonistas de elite?

Sérgio Rocha

26/02/2018 04h00

Crédito: iStock

Todos nós sabemos que os corredores de elite usam tênis de competição. Em geral, são aqueles calçados bem baixinhos e com pouco amortecimento. E os atletas utilizam esses modelos não só em provas, como também em seus treinos regulares.

Grande maioria desses corredores somam uma quilometragem semanal altíssima – uns chegam a fazer mais de 200 km.

Treinos de alta quilometragem semanal e, principalmente, um treino para maratona é feito sempre próximo ao limite de cada um deles.

Portanto, podemos concluir que eles estão muito mais propensos a se lesionar do que nós, meros mortais — até por causa desse volume todo de treinamento.

Nós rodamos bem menos que eles. São pouco os amadores dedicados que chegam a ultrapassar os 100 km semanais. Tem alguns que não rodam nem 30 km em uma semana.

Então, se corremos menos que os atletas de elite, supostamente estamos menos propensos a nos lesionar, certo? Por que temos que usar tênis com um montão de amortecimento, com cabedais ultra ajustados, sistemas para estabilizar a pisada etc.?

Se todos esses aparatos são feitos para nos proteger, por que os atletas de elite, que correm muito mais do que nós não usam esses "supertênis"?

Pense nisso!

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar