Topo

Corrida no Ar

Táticas para você não perder a motivação para correr

Sérgio Rocha

22/01/2018 04h01

Crédito: @iStock

Tá difícil manter a rotina de corredor(a)? Há algumas maneiras de continuar motivado no esporte, como estabelecer objetivos, marcar treinos com amigos etc. Leia abaixo cinco formas de não perder a empolgação pelos treinos e cumprir a sua planilha!

1. Sempre estabeleça uma meta Correr por correr é bacana, mas pode ser mais difícil manter a motivação e regularidade necessárias para você ficar na ativa. Você pode correr para perder peso, para bater seu tempo nos 10 km, para encarar sua primeira maratona etc. Não importa. O que interessa é ter uma meta visível.
2. Atingiu uma meta? Estabeleça outra! Se você atingiu um objetivo que queria, tente logo na sequência emendar um outro para não desanimar. É comum as pessoas relaxarem depois que conseguem conquistar um grande desafio. Por isso, descanse o necessário e retome a rotina de treino com foco assim que possível, com uma meta nova.
3. Explore seu espírito competitivo É comum as pessoas se sentirem mais estimuladas quando são desafiadas por outras pessoas. Mas, se você não gosta de competir com seus colegas de treino, mesmo que de forma sadia, procure competir com você mesmo. Tente melhor suas marcas pessoais ou até mesmo explorar percursos mais difíceis ou distâncias mais longas.
4. Comprometa-se como amigos Correr é uma atividade solitária e às vezes bate aquela vontade de ficar mais na cama, deixar o treino para outro dia. Mas, se você se comprometer com amigos, será mais fácil ter disciplina e manter a rotina.
5. Pratique outra atividade sem ser corrida Se você é daqueles que destina todo seu tempo livre apenas para correr, procure intercalar seu treino com alguma outra atividade física, como musculação, bike, natação. Além de treinar músculos e capacidades físicas variadas, o que pode tornar sua corrida bem mais eficiente, uma mudança na rotina vai ajudá-lo a manter a motivação.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar