Topo

Corrida no Ar

É permitido fazer paradinhas "estratégicas" durante sua corrida?

Sérgio Rocha

01/01/2018 04h00

Crédito: iStock

Você dá paradinhas rápidas para beber água ou ir ao banheiro quando está treinando?

O local onde eu faço os meus treinos longos, aqui em Jundiaí, tem uma bica com água que vem da Serra do Japi, então os treinos que eu e outros fazemos por lá acabam girando em torno dela. Paramos por alguns segundos, bebemos água e continuamos.

Muita gente acha que não pode fazer isso –acreditam que os treinos devem ser ininterruptos, pois na prova tem que ser assim. Também tem quem acredite que as paradinhas abalam o psicológico e é melhor evitá-las.

Eu conversei com vários treinadores e a grande maioria deles me disse que realmente não tem nenhum problema fazer paradas rápidas em um treino longo para beber água ou isotônico e voltar a correr imediatamente. Ou seja, se o semáforo fechar, você não precisa ficar correndo no mesmo lugar. Nós não somos tubarões –se o tubarão parar de nadar, ele morre, nós não.

O americano Bill Rodgers, mais conhecido como "Boston Billy" por ter vencido quatro vezes a maratona de Boston (também garfou quatro vezes a maratona de NY), sempre parava para beber água. Por não conseguir ingerir líquidos correndo, ele preferia parar totalmente, beber alguns goles d'água e voltar a correr –e mesmo assim vencia as provas. Detalhe: Rodgers fez isso mesmo quando bateu o então recorde da maratona de Boston em 1975, completando a prova em 2h09min55 (também recorde americano na ocasião).

Então, sim, é permitido dar algumas paradas durante o treino curto ou longo, contanto que sejam rápidas, de uns 30 segundos no máximo, até porque, se ficar muito extensa, seu batimento cardíaco vai baixar muito, suas pernas vão endurecer e sua mente pode montar uma armadilha para você desistir do treino.

Portanto, se você precisar parar para tomar água, isotônico ou até dar aquela paradinha para o xixi durante os seus treinos, pare, mas não exagere.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar