Topo

Corrida no Ar

10 dicas de etiqueta na hora de pegar água nas provas de corrida de rua

Sérgio Rocha

25/12/2017 04h00

Crédito – BraunS/iStock.

Eu sei que pode parecer esquisito, mas você sabia que há uma etiqueta para beber água nas provas de corrida?

Vamos para elas:

EVITE A PRIMEIRA MESA. Nunca pegue água da primeira mesa dos postos de hidratação. Você está lá correndo e vai chegando perto do posto de água – não fique desesperado para pegar água na primeira mesa que você vir (muitos ficam). É muito comum as pessoas pararem para pegar água nesse posto e isso é totalmente contraproducente. Em geral a organização coloca de duas a três mesas em sequência, então você pode deixar o pessoal brigando na primeira mesa, enquanto você pega água tranquilamente nas mesas seguintes.

DÊ PREFERÊNCIA ÀS MESAS DA ESQUERDA. Se informe com a organização se vai haver mesas dos dois lados da rua. Se oferecerem dos dois lados, priorize as mesas da esquerda pois há uma tendência natural das pessoas irem sempre na mesa da direita (não me pergunte o porquê, mas é algo fácil de se constatar nas provas).

MANTENHA O RITMO. Não reduza a velocidade para pegar o seu copo. Quando você reduz a velocidade, você quebra o ritmo quem está vindo atrás de você e acaba atrapalhando muita gente. Mantenha sempre o mesmo ritmo! Lembre você não está correndo sozinho e que tem mais gente participando da prova.

NÃO TEMOS RETROVISOR. Não esqueça de olhar para trás e checar se vai esbarrar em alguém antes de chegar no posto de hidratação. Seja cortês e não se enfie na frente de um corredor e roube a água que ele ia pegar. De novo: você não está sozinho na prova.

CHAME A ATENÇÃO DO STAFF. Se tiver alguém da organização oferecendo água, aponte para ele(a) e grite "água", que automaticamente, ele vai voltar a atenção para você e te entregar a água.

SEJA EDUCADO. Seja sempre gentil e não esqueça de agradecer o staff por estar entregando a água. Um "obrigado", "valeu", qualquer coisa tá de bom tamanho.

VOLTE PARA O MEIO DA VIA. Essa é mais essencial de todas: após pegar seu copo, volte para o meio da via, assim você não atrapalha quem ainda não pegou água. Também vale lembrar o conselho de olhar para os lados para ver se você não vai esbarrar em ninguém antes de ir para o meio da via.

FAÇA UM FURO NO COPO. Se você é um corredor experiente, pode pular essa, mas se você for iniciante, saiba que não é preciso abrir educadamente a tampa do copo de água descartável. Faça um furo na tampa com o seu dedão ou indicador e beba por ele. Outra coisa: não se sinta obrigado a beber todo o conteúdo do copo por que realmente é muita coisa. Dê alguns goles. O que sobrar, aproveite para jogar na cabeça, nuca, pulsos e coxas. Beba pequenos goles porque se você tentar beber muito de uma vez só você pode acabar se engasgando.

TÉCNICA DO FUNIL. Se o abastecimento de água for em copo aberto, como no caso dos isotônicos, faça um funil com o copo, aproxime o copo pela lateral da boca e dê pequenos goles.

LIXO NO LIXO. Antes de jogar o copo fora, olhe para os lados para não atirar o copo em outro corredor! Algumas provas tem colocado latões para jogar os copos descartáveis. Se for o caso, ajude e faça o seu papel.

Assista ao vídeo do Corrida no Ar sobre esse assunto aqui: https://youtu.be/m9jawNdetWs

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar