Topo

Corrida no Ar

Quer melhorar o rendimento na corrida? Varie seus treinos

Sérgio Rocha

18/12/2017 10h33

Geralmente, quem começa a correr sem alguma orientação ou sem buscar informações corretas sobre esse esporte acaba correndo a mesma distância quase todos os dias.

E sabe o que acontece se você fizer o mesmo treino todos os dias? Nada (ou quase nada). Se quer melhorar seu rendimento, precisa variar os treinos.

Eu explico: Se você corre 10 km todos os dias, é claro que estará fazendo um bem danado para a sua saúde, mas depois de certo tempo chegará a um platô de rendimento e deixará de melhorar seus tempos. Vai rolar uma espécie de estagnação e, por mais que você tente, dificilmente conseguirá correr melhor ou mais rápido.

É aí que entra um dos princípios do treinamento esportivo, o da variabilidade: você precisa variar os estímulos para que o seu corpo tenha que se adaptar constantemente e se torne uma máquina mais eficiente e melhor.

Quem treina sob orientação de algum treinador ou segue planilhas de livros ou sites já sabe como funciona. Tem dias que a gente treina leve e outros que a gente faz treinos com maior intensidade. Em geral, há uma alternância entre dias de treinos fortes e leves.

Vou dar um exemplo: Em um dia você corre 10 km bem leve, estilo passeio, e em outro faz um treino de 5 km bem forte ou algumas acelerações de 400 metros com um minuto de descanso. No dia seguinte, você faz outro treino de 10 km leve de novo.

Dessa maneira, vai exigir mais do seu corpo em um dia e menos em outro.

Com isso, você aumenta sua tolerância de correr em velocidade e aprimora seu rendimento em treinos mais leves. Além disso, seus tempos em prova também vão acabar melhorando, consequentemente.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar