Topo

Corrida no Ar

Quantas maratonas você deve correr por ano?

Sérgio Rocha

20/11/2017 08h47

Depois que a gente faz a primeira maratona, somos picados por um bichinho. E aí você só pensa nos 42 km. Qual é a próxima? Quero correr outra agora. Mais uma no mês que vem. Mas, afinal de contas, quantas maratonas a gente deve correr por ano?

A resposta é: depende (como diria o treinador Marcelo Camargo).

Se você quiser correr a maratona pra valer, do tipo dar o seu melhor para conseguir um bom resultado nos 42 km, esse número deve ser de duas a três provas por ano. Isso porque você vai precisar sempre de um certo tempo para se recuperar da prova e partir para outro ciclo de treinamento. Na "verdade verdadeira", o ideal seriam duas maratonas por ano, uma em cada semestre, como a maioria dos atletas de elite faz.

Mas se você quiser fazer os 42 km numa boa, isto é, em um ritmo bem tranquilo, é possível correr várias durante o ano.

Eu conheço muita gente que faz uma maratona atrás de outra e tem loucos que fizeram maratonas consecutivas em dias consecutivos, como o Dean Karnazes. Portanto, sim, é totalmente possível fazer isso.

Existe até um clube chamado Marathon Maniacs, que reúne os malucos que adoram fazer a prova em sequência e tem níveis de filiação de acordo com a quantidade de maratonas consecutivas realizadas.

Mas, nesses casos, os 42 km são percorridos sempre em um ritmo abaixo do potencial do atleta, ou seja, ele faz em um ritmo mais lento para completar a distância "numa boa".

Portanto, se você quiser fazer maratonas para valer, faça, no máximo, duas a três por ano. Mas se vc quiser fazer os 42 km numa boa, abaixo do seu potencial, dá para fazer várias.

No entanto, tem algo que é preciso aplicar nos dois casos, sendo tranquilo ou pra valer: você sempre terá que treinar adequadamente para correr a prova, pois, como diria o Tomaz Lourenço, da revista Contra-Relógio, não existe maratona fácil.

Assista ao vídeo que fiz sobre esse assunto no canal Corrida no Ar, clicando aqui.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar