Topo

Corrida no Ar

Como lavar as suas roupas de corrida (sem errar e nem estragar nada)

Sérgio Rocha

13/11/2017 04h00

Lavar roupas de corrida é algo simples. Muito simples. Tão simples que pra fazer algo errado é fácil. Então, vamos lá!

1) Antes de mais nada, o ideal é lavar suas roupa logo após correr. No entanto, muitas vezes isso não é possível. Assim, tente adiantar o expediente para não deixar o suor ficar impregnado no tecido. Vale até entrar no banho com a própria roupa para tirar o excesso de suor ou, assim que chegar do treino, já colocar as peças de molho por alguns minutos antes de lavar.

2) A maneira correta de lavar roupas de corrida é com a mão. Mas, na correria do dia a dia, acho praticamente impossível fazer isso. Como a máquina de lavar pode ser meio agressiva para esse tipo de peça, muitos aparelhos possuem um ciclo de lavagem para peças esportivas ou delicadas já há alguns anos. Caso a sua tenha esse ciclo aí ou coisa parecida, use sempre. Contudo, atenção: se tiver a opção de lavar com água morna, nunca use isso! Roupas de corrida precisam ser limpas em água fria para não encolher.

3) Já que você vai usar a máquina de lavar no ciclo de roupas delicadas, é imprescindível que separar as suas roupas de corrida das normais. Primeiro, por causa do tipo de tecido e, segundo, porque o contato com outras peças pode acabar danificando o tecido sintético. Quem já colocou camiseta de corrida para lavar junto com calça jeans sabe bem do que eu estou falando (já aconteceu com um amigo meu…).

4) Nunca. NUNCA. JAMAIS use amaciante neste tipo de peça. Esse tipo de produto é feito para "amaciar" roupas feitas principalmente de algodão, e não de tecidos sintéticos. Usar o produto pode diminuir a vida útil e/ou estragar as suas peças usadas para correr. E ninguém quer isso, né?

Ah, já gravei um vídeo para o canal Corrida no Ar falando sobre isso – assista aqui

Tem alguma dica aí? Deixe nos comentários

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar