Topo

Corrida no Ar

Cinco motivos para correr (e não correr) a São Silvestre

Sérgio Rocha

06/11/2017 11h17

As inscrições para a corrida mais famosa do Brasil já estão abertas. Ainda está em dúvida se deve ou não deve correr a São Silvestre? Abaixo, confira cinco motivos para você excluir de vez a ideia de sua cabeça e outros cinco para convencê-lo de que vale a pena fazer essa prova (aqui em vídeo):
  1. A corrida é no dia 31 de dezembro – Vá viajar pra outro lugar! Você não tem nada melhor para fazer do que correr uma prova no dia 31 de dezembro em São Paulo? Pelo amor!
  2. Você já fez a São Silvestre alguma vez? Saiba que é –literalmente– impossível correr nessa prova – Ela está mais para uma procissão do que uma corrida. E para piorar, neste ano abriram 30 mil inscrições. Pense bem!
  3. Quando você está lá e aparece uma câmera da Globo, as pessoas te atropelam – Parece que todos vão mais para se divertir do que correr. Não dá! A São Silvestre não era para ser uma corrida?
  4. A largada da prova não tem organização nenhuma – Quem chega primeiro, larga na frente. Não há baias de largada por ritmo, nem ondas de largada. Imagine isso com 30 mil pessoas…
  5. Você viu o valor da inscrição da prova? Aumentou de novo: R$ 170 – Sabe quantas cervejas você consegue comprar com essa grana?
Agora, se você quer correr a São Silvestre de qualquer maneira, abaixo você tem cinco motivos para você se convencer a participar da corrida mais tradicional do nosso calendário (assista ao vídeo clicando aqui):
  1. A prova é no dia 31 de dezembro – Quer coisa melhor do que terminar o ano fazendo o que a gente mais gosta –e melhor, com mais uma cacetada de gente?
  2. É uma comemoração – Correr a São Silvestre é uma festa! "Ah, não dá pra correr a São Silvestre, tá mais para uma procissão do que corrida" – E daí? É dia 31, meu amigo. É para celebrar o ano que vai vir!
  3. Como você tem que abrir mão de correr "para tempo", você tem uma grande oportunidade de correr a prova toda com amigos, família. Que outra prova dá essa chance?
  4. No Brasil, meu amigo, você só é corredor se fez a São Silvestre ao menos uma vez – Essa é a única prova que quem não tem a menor ideia do que seja corrida de rua, conhece. Você pode ter corrido 50 maratonas e caso você responda "não" para a clássica pergunta "você já correu a São Silvestre?", nunca será um corredor de verdade para muita gente.
  5. "A inscrição tá cara". Concordo. R$ 170 é um valor salgado, mas tudo na vida exige um certo sacrifício. Se você souber curtir a São Silvestre, esses 170 conto terão valido muito a pena.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar