Topo

Corrida no Ar

Você não precisa de tênis caro nem de teste de pisada para começar a correr

Sérgio Rocha

23/10/2017 04h01

Crédito: iStock

Estamos vendo uma explosão no número de praticantes de corrida Brasil afora. Não é pra menos. É um esporte muito simples e relativamente barato de se praticar. Não é necessário alugar quadra ou juntar uma turma "pra dar jogo", por exemplo. A corrida exige apenas um tênis e roupas leves. Vou dar algumas dicas para você, caso esteja pensando em começar a correr e precisa de um empurrãozinho. Na verdade são 12 empurrões.

Todas essas dicas estão também em vídeo no canal Corrida no Ar. Se tiver tempo assista aqui ou leia abaixo.
  1. Não use camiseta de algodão. Com o suor, as camisetas de algodão ficam pesadas. Uma camiseta de futebol ou basquete já servem para você experimentar dar uma corridinha "de boa".
  2. O mesmo vale para shorts – evite os de algodão. Serve usar até bermuda de surf, dessas de tecido sintético, como o tactel.
  3.  Não faça o tal do teste de pisada. Não há nada – absolutamente nada -, na literatura científica que dê suporte à ideia de usar um tênis específico para tipo de pisada (veja aqui para entender melhor). Se vc for comprar um tenis, compre um para pisada neutra.
  4.  Não compre um tênis caro. Gastar muita grana agora não faz sentido, até porque você ainda não sabe se vai virar corredor mesmo.
  5.  Deixe o exame médico pra depois. Se você quer experimentar corrida, não faz sentido pedir a liberação do médico para dar uma trotada no quarteirão. Use o bom senso: você tem histório familiar complicado? Você está tomando algum remédio controlado? Se vc disse não para essas perguntas, não vejo sentido pedir um exame médico. Se seus amigos te chamam pra jogar bola, você vai ter que apresentar exame médico? Use o bom senso nesse caso.
  6. Não entre na paranóia da água. Dizem por aí que se você ficar com sede é porque você já está desidratado. Não. Se você está com sede é porque você deve beber água. Simples.
  7. Não entre na paranóia do isotônico. Qualquer nutricionista esportivo diz que só se deve tomar isotônico em atividades esportivas que ultrapassem uma hora de duração. Se vc correu menos de uma hora não faz o menor sentido se entupir de isotönico no pós-treino,
  8. Não entre na paranóia dos suplementos. Suplemento só é necessário para aquilo que o nome mesmo já diz: para suplementar, para fornecer algo que estaria faltando. Eu só consigo entender atletas de alto-rendimento usando suplementos até porque esses tem uma rotina de exercícios absurda e extenuante. Se somos amadores e não fazemos sequer a metade da quilometragem semanal de um atleta de alto nível e nos alimentamos normalmente, não faz sentido fazer uso de suplementos.
  9. Não compre um GPS agora. Se quiser marcar a distância das suas primeiras corridas, use o GPS do seu próprio celular. Há vários aplicativos que te ajudam nisso, como o Strava, RunKeeper, Runtastic, Nike NRC, entre outros.
  10. Evite correr debaixo de sol a pino. A não ser que esse seja o único horário que vc tenha para correr, evite as horas mais quentes do dia. A temperatura é sempre mais fresca para correr de manhã, no final da tarde ou à noite. Aliás, a paranóia do câncer de pele é algo que todos precisamos ter.
  11. Pense bem antes de comer e sair correndo. Se você for comer alguma coisa antes de correr, que seja, no mínimo, uma hora antes de sair correndo, caso contrário, você vai ficar "conversando" com o que você comeu.
  12. É natural não conseguir correr nem 200 metros no início. Se você quer começar a correr, saiba que o condicionamento cardiovascular demora para se desenvolver, então é natural que você não consiga cinco minutos sem parar caso você esteja sedentário por muito tempo. Mas, para desenvolver isso é muito fácil: Fixe uma meta como correr 30 minutos sem parar. Comece correndo um minuto e caminhe um minuto. Repita isso durante meia hora.  Conforme você for se sentindo melhor, vá aumentando o tempo em que você corre até conseguir chegar nos 30 minutos sem parar de correr.  Quando você chegar nisso, estará na hora de mirar outra meta, como correr uma hora sem parar, correr uma prova de 5 km. Mas se vc quiser realmente melhorar o seu rendimento ou simplesmente uma orientação mais adequada, procure um treinador de corrida para te ajudar. Ah, não tem treinador de corrida da sua cidade? A maioria dos treinadores de hoje em dia atendem à distância. Então não tem desculpa.

Ah, tem algo muito importante: se você passar de três meses correndo com frequência, saiba que terá sido picado pelo tal bichinho da corrida e vai ser difícil conseguir parar de correr.

Quem avisa amigo é.

Sobre o autor

Sérgio Rocha começou a correr para perder peso há 20 anos e nunca mais parou. Nesse caminho, já completou muitas maratonaS, meias-maratonas e incontáveis provas de 10 km. Como profissão, era diretor de arte, mas sempre escrevia um texto aqui e outro ali nas revistas em que trabalhou. Em 2013, criou o canal no YouTube “Corrida no Ar”, que é hoje um dos maiores do segmento. Sérgio também apresenta o programa “Corre 89”, na Rádio Rock de São Paulo, junto do radialista PH Dragani. O programa vai ao ar todos os domingos, às 20h.

Sobre o blog

Este é um espaço para falar sobre o esporte de forma geral, dando dicas, cobrindo provas, escrevendo análises de produtos do mundo esportivo e, por vezes, também fazendo questionamentos que vão ajudá-los a olhar a corrida sob uma nova perspectiva.

Corrida no Ar